São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Pais devem acessar a rede junto com filhos

Adulto tem de controlar tempo da criança on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

As crianças não devem ter, desde pequenas, a liberdade de acessar a internet sem supervisão, dizem os especialistas ouvidos pela Folha.
No começo, os responsáveis devem acompanhar a criança e direcionar sua navegação, orientando e tirando dúvidas.
"Aos três ou quatro anos, as crianças já começam a chegar perto dos pais quando eles estão no computador, a mexer no mouse", relata Maria Angela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP.
Ela diz que os pais devem colocar limites ao tempo que a criança fica on-line, que aumenta conforme a idade.
Carneiro diz ainda que os pais devem ficar junto com a criança no computador, ajudando-a. Com o tempo, podem deixar os filhos mais tempo sozinhos, diz ela.
A especialista também é contrária a que crianças menores de 12 anos acessem sites com muita publicidade. "A criança é pouco reflexiva, não tem discernimento" afirma.
Sergio Suiama, procurador da República, acha que os pais devem informar os filhos sobre os perigos da internet e não permitir que o computador fique no quarto da criança.
Ele acredita também que é melhor que as crianças não coloquem informações pessoais nem fotos em sites ou no MSN.
Suiama diz que os principais crimes que acontecem na internet são os contra a honra, os de ameaça, incluindo o "bullying", e a exploração sexual.
Outro problema é a exposição a conteúdo indesejado que não foi procurado, diz ele, como no caso de sites com conteúdo sexual acessados a partir de links aparentemente inocentes. Suiama diz ainda que há casos de crianças que foram vítimas de assédio sexual após contato feito pela internet. (PL)

BABÁ ON-LINE
O NetNanny (www.netnanny.com), que controla o acesso das crianças à internet, lançou a versão 5.5. O programa bloqueia pornografia e filtra resultados em sites de busca. O soft pode ser usado com o Windows Vista, que tem ferramenta para permitir que a criança use o PC só em alguns horários do dia.


Texto Anterior: Diversão na net
Próximo Texto: Dicas para os pais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.