São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capacidade multimídia é destaque de celular

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O celular V710, da Motorola, que deverá estar disponível no mercado brasileiro a partir da próxima semana, apresenta uma série de recursos que vão além da telefonia. Disponível para a tecnologia CDMA, o aparelho possui memória interna de 16 Mbytes e um slot para expansão que permite acrescentar um cartão de memória -no kit especial de lançamento, virá com um de 128 Mbytes. Isso lhe dá boas condições de armazenar fotos ou arquivos MP3, já que o aparelho também é um tocador de músicas desse padrão.
As músicas podem ser ouvidas pelo alto-falante do aparelho, cuja potência é suficiente para permitir a audição no espaço de um quarto ou de uma sala. Também é possível usar fones de ouvido.
Com capacidade para down- load de jogos e aplicativos que utilizam o sistema Brew, o telefone também recebe e-mails.
As maiores atrações do V710 são os recursos de multimídia. Além de tocar MP3, o celular grava vídeos de até três minutos no formato MPEG4 e tem uma câmera de 1,2 Mpixel -resolução equivalente à de câmeras digitais lançadas há dois ou três anos.
Quase toda a operação da câmera pode ser feita apenas com o dedo polegar, usando um pequeno joystick plano no alto do teclado. Além de capturar imagens coloridas, o aparelho pode fazer fotos em preto-e-branco e em sépia. Possibilita o controle da luminosidade e do contraste da foto e dispõe de um zoom digital que amplia em quatro vezes a imagem.
O celular possui um flash embutido, que usa um led -pequeno diodo emissor de luz- branco que ilumina objetos próximos (até aproximadamente 60 cm).

Qualidade da imagem
A maior resolução não melhora a qualidade da foto, mas aumenta o tamanho da ampliação que pode ser feita. Embora tenha a resolução de uma câmera digital, o celular-câmera não produz fotos com a mesma qualidade das obtidas com uma câmera. Devido às lentes e à sensibilidade à luz, o ruído digital é bastante acentuado em cenas pouco iluminadas. Mesmo com o uso do flash do aparelho, as cores sofrem distorção. Em ambientes com boa iluminação, o registro das cores é adequado.
O aparelho permite a transferência das fotos através do envio de um e-mail ou MMS a uma conta de correio eletrônico ou a outro celular. Para transferir os arquivos a um computador, pode ser usada a conexão sem fios bluetooth, ainda pouco difundida em micros de mesa, ou então fazer uso de um software e cabo de conexão vendidos separadamente.
Uma imagem de 1.280x960 pixels (1,2 Mpixel) ocupa, em média, 200 Kbytes. Na resolução média (640x480), a mesma imagem ocupa cerca de 100 Kbytes. A memória interna tem capacidade para armazenar mais de 70 fotos em alta resolução ou o dobro em resolução média. O aparelho tem preço estimado de R$ 2.000.


Texto Anterior: Convergência tecnológica: Câmeras digitais trazem mais resolução
Próximo Texto: Convergência tecnológica: Sites disputam exposição de fotos na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.