São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Novo programa torna músicas de loja virtual compatíveis com o iPod, que só executava MP3 e arquivos da iTunes

Apple acusa RealNetworks de pirataria

DA REDAÇÃO

No último dia 26, a RealNetworks (www.realnetworks.com), produtora do RealPlayer, popular programa multimídia, lançou um software que torna os arquivos baixados de sua loja virtual de músicas, a RealPlayer Music Store, compatíveis com mais de cem tocadores portáteis de MP3, inclusive com o iPod, da Apple (www.apple.com).
O programa, chamado Harmony ("harmonia", em inglês), não fez jus ao nome. Ao contrário, gerou bastante desarmonia entre ambas as empresas. Em nota oficial, executivos da Apple dizem estar "pasmos com a tática e a ética hackers da RealNetworks para invadir o iPod".
A Apple ainda informou que já na próxima atualização de software do iPod deve bloquear a compatibilidade da RealNetworks com modelos existentes e futuros de seu tocador.
No lançamento do Harmony (www.real.com/beta/harmony.html), a RealNetworks declarou, via porta-voz, que, no desenvolvimento no software, foram usadas apenas informações disponíveis publicamente para tornar sua loja virtual compatível com vários tocadores de música digital.
Depois da acusação da Apple, a Real afirmou que o Harmony não é ilegal, pois não há tentativas de burlar as travas de segurança do iPod, apenas a tradução de informações de um sistema para que as músicas possam ser executadas no tocador digital. O Harmony converte músicas que estão no sistema Helix de gerenciamento de direitos autorais para o formato FairPlay, utilizado pela Apple.
Tornar músicas de uma loja compatíveis com o iPod é um bom negócio. Desde que chegou ao mercado, no final de 2001, a Apple vendeu mais de 4 milhões de unidades do tocador.
O problema é que tal compatibilidade pode atrapalhar as vendas da iTunes, que comercializou mais de 100 milhões de músicas desde abril de 2003.
A Apple não mede esforços para garantir sua supremacia no mercado de música on-line.
A mais recente cartada da companhia é um acordo com a Motorola para colocar o software da iTunes nos celulares fabricados a partir de 2005. Além disso, usuários de micros, tanto de PC como de Macintosh, poderão transferir as músicas para o celular.
Segundo o analista de tecnologia Steve Milunovich, da Merril Lynch, o acordo dificultará ainda mais a vida de lojas virtuais concorrentes. Para ele, a empresa está se estabelecendo como o padrão de música digital: "A Apple pode se tornar a Microsoft da música", disse, fazendo referência ao fato de que a empresa de Bill Gates comanda o mercado de sistemas operacionais para micros.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Panorâmica - Atraso 1: Lançamento do Windows de 64 bits será em 2005
Próximo Texto: Tocador chega para rivalizar com iPod Mini
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.