São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usar BitTorrent está mais fácil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Compartilhar arquivos de música ou vídeo na rede BitTorrent já não é uma tarefa difícil nem mesmo para os iniciantes.
Graças a programas com interfaces simples, o usuário só precisa encontrar o link do arquivo do tipo .torrent que quer baixar e adicioná-lo a uma lista.
Um bom exemplo dessa facilidade é o Shareaza 2.0 (2,5 Mbytes, grátis em www.shareaza.com/?id=download). O programa possui uma interface semelhante à do popular soft para compartilhar arquivos KaZaA e não oferece dificuldades para iniciantes no mundo do BitTorrent.
Além disso, o programa também permite baixar simultaneamente arquivos das redes de compartilhamento eDonkey2000, Gnutella e BitTorrent.
Os iniciantes também não encontram problemas para usar o Azureus 2.1 (4,4 Mbytes, grátis em prdownloads.sourceforge.net/azureus). Com o programa, é possível definir níveis de prioridade para os arquivos compartilhados, e o usuário também pode pausar e reiniciar downloads.
Feito na linguagem Java, o Azureus também tem versões para Macintosh e Linux.
Prático, porém menos sofisticado, o PTC (5,2 Mbytes, grátis em www.ptc-bt.net), ou Personal Torrent Collector, tem funções especiais para conferir a autenticidade dos arquivos compartilhados e pode pausar e continuar downloads.
Outras boas opções, como os gratuitos Burst! BR 2.0 (2 Mbytes) e BT Engine 3.0 (2,8 Mbytes), que prometem dobrar a velocidade dos downloads, podem ser encontradas no portal SuperDown- loads (www.superdownloads.com.br).
Atualmente, os sites com links de arquivos na rede BitTorrent mais populares são o Suprnova (www.suprnova.org) e a comunidade brasileira BrasilShare (www.brasilshare.com). (JB)


Texto Anterior: Baixe músicas de orquestra de elefantes
Próximo Texto: Jaqueta MP3 chega ao mercado alemão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.