São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Hyperdata D470 apresenta processador inadequado à placa-mãe; conteúdo do manual não condiz com produto

PC tem desempenho abaixo do esperado

DILVAN DE ABREU MOREIRA
AUGUSTO CARBOL LORZA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os manuais do computador Hyperdata D470 (www.hyperdata.com.br) testado pela Folha têm sérios erros, deixando o usuário sem informações adequadas. O conteúdo do manual não condiz com as características do produto e não descreve procedimentos importantes.
Na caixa do equipamento, é informado que o PC é equipado com um processador Intel Celeron de 2,4 GHz, mas foi constatado que seu processador é um Intel Pentium 4 de 2,66 GHz. Trata-se de um erro grave, especialmente porque, mesmo instalando a última versão do Bios (software da placa-mãe), não seria possível corrigir a velocidade do processador (ela está travada em 2 GHz).
Segundo o fabricante, houve um erro na montagem e na embalagem do aparelho. Os dados do quadro ao lado se referem ao modelo com Pentium 4 de 2,66 GHz.
Além disso, embora a caixa do produto ostente os dizeres "Aqui tem software original" e, logo em seguida, as fotos das embalagens de diversos softwares, ao final dessa propaganda -em letras pequenas e sem destaque-, o consumidor é orientado a verificar a existência desses programas na etiqueta do produto -e, ao fazê-lo, vai constatar a presença apenas do Windows XP Home Edition (contudo outros programas vêm instalados).
O produto vem sem software para gravação de CDs. Embora o Windows XP possa desempenhar essa tarefa, ele só oferece opções simples (não é capaz, por exemplo, de fazer a cópia de um CD).

Facilidade de instalação
Apesar de atualmente a instalação de periféricos ser simples, a Hyperdata tornou essa tarefa ainda mais fácil, colocando adesivos com os nomes de cada periférico no local em que eles devem ser encaixados. Infelizmente, o conector do teclado estava defeituoso e não foi possível encaixá-lo corretamente (ocasionando problemas de mau contato durante os testes).
O Windows XP Home Edition veio pré-instalado de fábrica. Quando ligamos o computador, foi iniciado um programa que ajuda o usuário a fazer as configurações iniciais, como a criação de usuários e a configuração de acesso à internet.
A versão do Windows que vem instalada no computador precisa ser ativada via internet no site da Microsoft. Essa é uma atividade simples, que requer apenas o número de série do Windows (que estava colado no gabinete) e uma conexão com a internet. A ativação também pode ser realizada pelo telefone.
Vieram pré-instalados ainda o Corel Office (conjunto de programas que inclui processador de texto e planilha eletrônica), um programa antivírus e um firewall (programa de segurança).
Caso, porém, precise reinstalar o sistema, o usuário já não terá tanta facilidade. Dois CDs de instalação acompanham o produto. Um deles realiza a restauração das características originais de fábrica e o outro contém softwares promocionais e drivers (programas adaptadores) dos dispositivos.
Após a utilização dos CDs de restauração do produto, as configurações originais de fábrica foram parcialmente restauradas. O dispositivo de áudio não estava funcionando. Para esse dispositivo voltar a funcionar, foi necessário realizar a instalação do driver de áudio (que estava no segundo CD) -procedimento que não estava descrito em nenhum dos manuais do produto.

Capacidade gráfica limitada
A placa gráfica 3D ProSavage, embutida na placa-mãe, usa memória compartilhada. Esse tipo de placa apresenta desempenho inferior ao das placas convencionais e diminui a quantidade de memória RAM disponível no sistema, prejudicando o desempenho de ambos.
A placa gráfica pode utilizar até 32 Mbytes da memória principal do computador e veio pré-configurada de fábrica para usar 8 Mbyes, deixando apenas 120 Mbytes disponíveis para o Windows. Isso impossibilita o uso de jogos mais modernos ou de outros programas que necessitem de mais de 120 Mbytes de memória.
Para o usuário poder desfrutar dos 32 Mbytes de memória da placa gráfica, é necessário fazer uma alteração nas configurações básicas do computador. Para fazer a mudança, foi preciso desmontar o micro, rompendo o selo de garantia, pois as configurações estavam protegidas por senha. Esse procedimento não é mencionado no manual do produto.
O suporte técnico da Hyperdata foi consultado para verificar se a alteração da quantidade de memória de vídeo poderia ser feita pelo usuário. A empresa informou que o produto deveria ser levado a uma assistência técnica autorizada e que esse serviço seria cobrado caso o período de garantia tivesse terminado.

Computador modesto
A placa-mãe é descrita no gabinete do computador como Hyperdata HyperThreading. O nome dá a entender que a placa suporta a tecnologia Intel Hyper-Threading (tecnologia utilizada em processadores Intel que faz o sistema operar como se estivesse usando dois processadores), contudo não foi isso o que ocorreu no modelo testado.
Um programa e um rótulo na própria placa a identificam como uma placa-mãe ECS P4VMM2 v7.3, que é uma placa básica e econômica. Ela tem um encaixe AGP 4x disponível para a instalação de uma outra placa gráfica. Trata-se de uma opção para quem deseja utilizar aplicativos gráficos 3D mais pesados, como jogos.
Um ponto negativo é que a placa-mãe tem apenas um encaixe de expansão PCI livre, o que significa que apenas mais um dispositivo PCI pode ser adicionado.
O computador testado não apresenta vantagens técnicas em relação a outros micros da mesma faixa de preço. Os problemas com o processador e a placa-mãe impedem o uso do processador na sua velocidade máxima. O consumidor paga por um Pentium 2,66 GHz, mas só pode usá-lo a 2 GHz.
O modelo testado é indicado para uso doméstico e em escritórios -é próprio para executar aplicações comuns nesses locais, tais como edição de texto, criação de planilhas eletrônicas e acesso à internet. Mas não é indicado para jogos 3D por ter sua placa gráfica limitada em 8 Mbytes e pouca memória disponível.


Dilvan Moreira é doutor em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra. Augusto Carbol Lorza é bacharel em informática do ICMC-USP.


Texto Anterior: Evento reúne mais de 4.000 em Valência
Próximo Texto: Prêmio: Winzip é escolhido o melhor soft de 2004
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.