São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Próximo Texto | Índice

Pé no futuro

Exposição mostra o admirável mundo novo visto por cientistas e inventores

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DE NOVA YORK

A NextFest, evento dedicado às tecnologias emergentes que terminou no último domingo em Nova York, parecia obra do Professor Pardal, aquele cientista maluco da Disney que delirava sobre uma prancheta. A grandiosidade da exposição, organizada pela revista norte-americana "Wired" e patrocinada pela General Electric (GE), fazia com que seus visitantes se sentissem em um filme de ficção científica.
O evento contou com 130 expositores, que levaram suas visões do futuro da comunicação, design, moda, diversão, saúde, jogos, segurança, transporte, música e ambiente.
A feira teve de tudo. De tudo mesmo: ônibus espacial, turbinas de avião silenciosas, harpas a laser, videogames com webcams que incluem o jogador no cenário, robôs com expressões faciais, pele e cabelo humanos, camisas que simulam abraços e sapatos de plataforma que acionam o serviço de emergência 911, gravam imagens e sons e têm localizador GPS.
Mas o futuro é caro. Uma das vedetes é o telão feito de vapor d'água que não molha e tem efeito similar ao dos projetores regulares. Custa US$ 98 mil.


Próximo Texto: Tecnologias impactam o imaginário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.