São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

HP imita hackers em espionagem digital

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Investigadores contratados pela HP para descobrir fontes de vazamento de informações corporativas usaram grampos digitais para monitorar jornalistas e funcionários da empresa. Eles teriam recorrido aos mesmos procedimentos empregados por golpistas que roubam números de cartões de crédito pela internet. O objetivo dos espiões da HP, porém, era monitorar conversas feitas pela rede e por telefone.
De acordo com reportagem do "USA Today" publicada na semana passada, a repórter Dawn Kawamoto, do site Cnet.com, recebeu e-mails falsos com ferramentas de espionagem e de invasão. Outro arquivo anexado em um e-mail recebido por Kawamoto continha um programa do tipo "tracer", ou rastreador.
Cada vez que a mensagem era encaminhada, os investigadores sabiam seu destino. Registros telefônicos privados de diretores, de funcionários e de jornalistas também foram obtidos pelo time de investigação da HP, que teria usado dados roubados via internet para se fazer passar pelos titulares das contas e acessar serviços como o correio de voz de telefones celulares. A reportagem do "USA Today" também acusa os espiões de remexer o lixo dos investigados.

Desculpa
O escândalo da HP emergiu há cerca de um mês e resultou em uma crise interna e na demissão da presidente do conselho da empresa, Patricia Dunn. Na última semana, detalhes sobre os métodos do "grampo digital" começaram a aparecer.
Na semana passada, pela primeira vez, um executivo da HP comentou o assunto de forma oficial. A tarefa coube a Mark Hurd, novo presidente do conselho da empresa. Em entrevista coletiva, o executivo pediu desculpas e assumiu que os investigadores contratados usaram técnicas ilegais. "Gostaria de apresentar minhas sinceras desculpas aos jornalistas investigados e a todas as pessoas envolvidas", disse.


Texto Anterior: Tecnologias impactam o imaginário
Próximo Texto: Photokina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.