São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Netvista, da IBM, voltado para uso na internet, não vem com leitor de CD-ROM e monitor não é de tela plana

Custo-benefício de computador é baixo

JOÃO DO E.S. BATISTA NETO
ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O IBM Netvista 6341NUP é um computador de mesa simples, voltado para a internet. Apresenta configuração típica de uma solução econômica, com dispositivos incorporados à placa-mãe. Ao contrário do que sua configuração faz crer, o computador tem preço elevado, o que torna baixo seu custo-benefício.
O micro testado traz processador Intel Celeron de 1,2 GHz (atualmente, a IBM comercializa o modelo 6341QNP, com Celeron de 1,3 GHz), 128 Mbytes de memória RAM, disco rígido de 40 Gbytes, monitor de 15 polegadas, três slots PCI disponíveis, placa de rede 10/100, vídeo e som integrados à placa-mãe, portas serial e paralela e quatro portas USB, sendo duas localizadas na parte frontal do gabinete, para facilitar a conexão de periféricos.
Um ponto negativo é a injustificada ausência, considerando seu custo, de dispositivos-padrão no equipamento. O modelo básico (R$ 4.122) não contém unidade de CD-ROM nem caixas de som.

Desempenho
Os testes realizados no equipamento mostraram que ele apresenta desempenho satisfatório para uso doméstico e em escritório, característico de um computador com periféricos integrados e processador Celeron. A placa-mãe é de boa qualidade, baseada no chipset Intel 810e, que apresenta incorporada placa de vídeo, com resolução máxima de 1.280x1.024 pontos, embora o monitor que acompanha o computador aceite resolução máxima de 1.024x768. O Bios (sistema de informações básicas que liga a máquina) do equipamento está em português e apresenta poucas opções de configuração.
Essa característica beneficia os leigos, uma vez que facilita a configuração, mas limita o acesso a operações mais sofisticadas por usuários experientes.
O micro vem com o Windows XP Professional em português. Isso fez com que sua instalação fosse bastante simplificada. Foi necessário apenas tirar as partes do computador das caixas, interconectá-las e ligar a máquina.
Um programa pergunta ao usuário alguns dados de configuração (rede, teclado etc.) e pede o registro da versão do Windows XP na Microsoft, além do registro do produto na IBM.
Acompanham o produto CDs com o Lotus Smart Suite e utilitários de instalação/configuração. No entanto a utilização desses programas é dificultada pela ausência de unidade de CD-ROM, um periférico opcional.
Uma dos destaques do equipamento é o fácil acesso ao hardware e à configuração do gabinete, que emprega gavetas nas baias para inserção de novas unidades de disco e encaixes simples e sem parafusos para dispositivos PCI.
Isso torna bastante confortável a manutenção do equipamento. A disposição da fonte em relação às demais partes no gabinete favorece a circulação do ar e, consequentemente, a refrigeração.
Pensando em uma possível atualização, o gabinete traz um cooler adicional que, se necessário, pode ser ligado, aumentando a circulação de ar.
Após os testes, conclui-se que a relação custo-benefício do computador NetVista 6341NUP é baixa, uma vez que ele não apresenta nenhum diferencial que justifique seu alto preço. Podem ser encontrados micros similares no mercado com preços mais baixos.
Mesmo para utilização voltada para a internet, o usuário necessita de itens que não estão incluídos. O perfil atual do usuário de internet requer um computador com monitor de 17 polegadas e sistema multimídia, devido à crescente sofisticação do conteúdo visual e multimídia da rede.


João do E.S. Batista Neto é Ph.D em sistemas biomédicos pelo Imperial College, Universidade de Londres. É docente do ICMC-USP e trabalha no LCAD (Laboratório de Computação de Alto Desempenho) em processamento de imagens médicas.

jbatista@icmc.usp.br


Odemir Martinez Bruno é doutor em física computacional pela USP. É docente e pesquisador do ICMC-USP onde atua nas áreas de visão artificial e computação paralela.

bruno@icmc.usp.br


Texto Anterior: Transação: Napster é vendida à Roxio por US$ 5,3 mi
Próximo Texto: Hardware: Micro integrado traz tela de cristal líquido e visual agradável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.