São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

VirusScan e Panda barram invasão do micro

Antivírus ganham recursos, mas exigem bastante memória do PC

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a proliferação de vírus que atacam o sistema operacional Windows, é cada vez mais importante ter um programa antivírus instalado no PC. Como existe uma boa alternativa gratuita -o AVG, disponível em www.grisoft.com-, os fabricantes de programas pagos procuram atrair os usuários integrando novas funções a seus produtos.
É o caso do VirusScan 7, que está sendo lançado no Brasil: além de trazer recursos tradicionais -varredura e atualização automáticas e filtro de e-mails-, oferece proteção contra vírus que atacam micros de mão e um firewall integrado (programa que protege o PC contra invasões).
O usuário não é obrigado a ativar o firewall, mas ele é razoável: oferece mais proteção do que o recurso similar embutido no Windows XP e traz uma ferramenta que ajuda a rastrear as tentativas de invasão. Ela é inspirada no programa gratuito Visual Zone, que está em www.visualizesoftware.com.
Por outro lado, o firewall embutido no VirusScan exige mais do computador. Durante os testes realizados (sistema operacional Windows XP), o antivírus consumiu quase 18 Mbytes da memória RAM. Com o firewall, o consumo subiu para 23,2 Mbytes.
Como o antivírus precisa ficar ligado o tempo todo, é importante que consuma o mínimo possível de memória. O Norton AntiVirus 2002, por exemplo, gasta apenas 7,8 Mbytes.
O VirusScan apresentou problemas no filtro de e-mail, que não reconheceu o programa Mozilla Mail, mas alcançou bom desempenho na varredura de arquivos. O programa demorou 37min17s para escanear todos os documentos gravados no micro de testes (Pentium III de 450 MHz e disco de 40 Gbytes).
O Norton AntiVirus 2002 levou 38min15s. Essa diferença, que é inferior a 3%, não representa grande avanço, sobretudo considerando que o concorrente do VirusScan já possui uma versão mais atual (2003), que pode ter desempenho melhor.
O novo VirusScan custa R$ 69 (tel. 0/xx/11/5503-0118).

Protótipo
A reportagem também testou o antivírus Panda Platinum 7, que já foi lançado na Europa e deve chegar ao Brasil em janeiro.
O Panda, que também traz um firewall, gasta bastante memória RAM: 19,3 Mbytes, que sobem para altíssimos 30 Mbytes quando o firewall está ligado. Em compensação, foi o mais rápido na varredura de arquivos -36min39s.
O software traz boas opções para quem deseja agendar varreduras programadas: pode-se programar a limpeza automática e periódica de determinadas pastas de e-mail, por exemplo.
Apesar disso, o programa apresentou uma falha. O ícone que varre os discos rígidos não funcionou. Foi preciso criar uma tarefa e incluir manualmente os discos instalados no PC. (BG)


Texto Anterior: Hardware: Micro integrado traz tela de cristal líquido e visual agradável
Próximo Texto: Canal Aberto- José Antônio Ramalho: Saiba como exibir extensões de arquivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.