São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

ONG quer ter acesso à troca de e-mails entre Departamento de Justiça dos EUA e Google

DA REDAÇÃO

A EFF (Electronic Frontier Foundation) pediu à Justiça norte-americana que toda correspondência entre a ex-funcionária do Departamento de Justiça dos EUA Jane Horvath e o Google seja aberta. Isso porque Horvath, hoje, trabalha para a empresa do buscador e, no Departamento de Justiça, atuava na área de privacidade e direitos civis. A EFF é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo defender a privacidade das pessoas em questões tecnológicas.
"O Google tem uma habilidade sem precedentes de coletar e reter informações pessoais sobre milhões de americanos, e o Departamento de Justiça tem grande apetite por essas informações", disse à imprensa David Sobel, conselheiro da EFF. "Nós queremos saber quais discussões que a principal advogada sobre privacidade do departamento teve com o Google antes de aderir à companhia."
Horvath assumiu o posto no departamento em fevereiro de 2006, época em que o órgão norte-americano pedia ao Google todas as pesquisas textuais feitas no período de uma semana -o pedido era parte de um debate de leis para regular pornografia na internet. Segundo a EFF, a empresa resistiu e entregou 5.000 termos aleatórios.
A requisição do departamento levantou um amplo debate sobre privacidade na rede mundial de computadores.
A EFF informou que, depois da decisão, Horvath escreveu artigos criticando o pedido inicial do departamento e dizendo que tinha preocupações em relação à privacidade, devido à quantidade de dados solicitada.
Em agosto de 2007, a ex-funcionária pública foi anunciada como conselheira sobre privacidade do Google.


Com agências internacionais

MONOPÓLIO: MICROSOFT RECEBE MULTA BILIONÁRIA E INÉDITA NA UNIÃO EUROPÉIA
O bolso da Microsoft pode ficar mais leve: a União Européia multou a empresa fabricante do Windows em 899 milhões (R$ 2,2 bilhões) por práticas monopolistas, na última quinta-feira. O valor representa cerca de 10% do lucro anual da Microsoft em 2007. A empresa pode recorrer da decisão -a penalidade é fruto de uma disputa judicial que se arrasta desde 2004. "A Microsoft é a primeira empresa nos 50 anos de política de concorrência da UE que a comissão tem que multar por não-cumprimento de uma decisão antimonopólio", disse a comissária européia de Concorrência, Neelie Kroes.

350
mil unidades do Asus EeePC foram vendidas no último trimestre do ano passado, de acordo com site Digitimes (www.digitimes.com). Segundo o blog de tecnologia Engadget, o número supera em 50.000 as expectativas da indústria

"Se o [subnotebook de baixo custo] Asus [EeePC] começar a ir bem no mercado, todos nós [fabricantes] estaremos com problemas. Será uma corrida para baixo"

MIKE ABARY
vice-presidente da divisão de tecnologia da informação da Sony, sobre o notebook simples. Para ele, se os compradores tradicionais investirem no produto de US$ 299, as fabricantes terão abaixar preços em um mercado sem muita margem de lucro.


QUASE A VOZ DO POVO
O Yahoo! lançou seu concorrente ao Digg, ou quase. Nesse, qualquer lugar pode ser fonte das notícias avaliadas pelo internauta. As mais votadas ganham destaque. No Yahoo! Buzz (buzz.yahoo.com), em fase de testes, as origens são limitadas a lugares selecionados pela empresa.

MAIS UM
O Google lançou mais um serviço on-line, o Google Sites (sites.google.com). O recurso é uma plataforma de criação de páginas na internet de forma simples. É restrito aos usuários do Google Apps, um conjunto de produtos para quem tem domínio próprio (um endereço www). Esse pacote tem versões gratuita e paga, com mais recursos.

CAFÉ VIRAL
A companhia de café Joffreys está com uma promoção para os blogueiros dos Estados Unidos. Os 10 mil primeiros cadastrados no site (beta.joffreys.com) vão receber por correio, gratuitamente, uma amostra de um novo sabor de pó da marca. A ação publicitária é chamada de "beta teste de café", brincando com o termo comum na informática para produtos em teste.

PIRATAS DA CHINA
BUSCADOR BAIDU É PROCESSADO
O megabuscador chinês Baidu (www.baidu.com) está sendo acusado por representantes da indústria musical local e global de, supostamente, facilitar a violação de direitos autorais. O buscador permite que o internauta encontre e ouça arquivos musicais -começou como buscador de MP3. O Baidu tem 60% do gigantesco mercado de buscas chinês, ante 29% do Google.

ARCA DE NOÉ
Entrou no ar a "Enciclopédia da Vida" (www.eol.org), que visa reunir informações sobre todas as espécies existentes no mundo; são milhares de páginas sobre seres vivos com dados científicos certificados por diferentes instituições. Aparentemente, o site está instável -a reportagem Folha teve dificuldades em todas as vezes em que tentou acessá-lo, em dias diferentes.

BANDA FLEXÍVEL
A banda Nine Inch Nails lançou o álbum "Ghost I-IV" (ghosts.nin.com) sob uma licença Creative Commons, que flexibiliza os direitos autorais e facilita as trocas na internet.

INDECISÃO 2008
O Indecision 2008 (www.indecision2008.com) é um site de humor politicamente incorreto sobre as eleições presidenciais norte-americanas. Alguns dos bem-feitos vídeos têm mais de 40 mil visualizações em um único dia.

APLAUSO$ 1
O Comcast, um dos maiores provedores de internet dos EUA, admitiu que contratou pessoas da rua para, segundo um dirigente, "apenas guardar um lugar para seus funcionários" participarem de um encontro público do órgão que regulamenta as comunicações nos EUA. O encontro, na Universidade Harvard, era sobre práticas de gerenciamento de redes de banda larga.

APLAUSO$ 2
A empresa criou polêmica com usuários de redes de troca de arquivos P2P porque admitiu, no ano passado, que gerencia esse tipo de tráfego -muito usado para troca de arquivos ilegais. Segundo grupos de defesa dos usuários, isso significa que o Comcast limita a velocidade de quem está usando essas redes, o que é, para eles, uma prática arbitrária.

REDE INTELIGENTE
É A HORA DA WEB SEMÂNTICA, DIZ CRIADOR DO WWW
Tim Berners-Lee, o cientista que criou a World Wide Web (praticamente um sinônimo de internet) em 1989 e hoje é diretor do W3C, organização que estabelece padrões da rede, disse, em entrevista ao podcast "Talking with Talis" (blogs.talis.com) que a internet já tem as "peças para ir adiante no [desenvolvimento da web semântica]". "As pessoas estão percebendo que é a hora para ir fazer isso." A web semântica vai ter maior integração entre dados de diferentes fontes e softwares adaptados para manipulá-los. Na entrevista, Lee diz que a identificação por tags feitas em redes sociais já é uma forma de colocar significado (semântica) nos dados.


Próximo Texto: Produtor de disco dos Beatles dá aulas de música pela rede
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.