São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Orkut é líder, mas tem mais ameaças

DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, quase não há espaço para outra rede social: o Orkut domina a preferência dos usuários. Em fevereiro, cerca de 12,9 milhões de pessoas acessaram o site, de acordo com ranking da comScore.
A supremacia do site criado por Orkut Büyükkökten fica ainda mais evidente quando comparada à segunda rede social mais acessada no país, o Fotolog (www.fotolog.com), com 1,8 milhão de acessos.
Para Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, o grande impacto do Orkut se deve ao fato de a rede ter chegado ao Brasil no momento certo e de ter sido a primeira do gênero. "O brasileiro é muito social, gosta de manter os amigos próximos, gosta de saber o que os outros estão fazendo. O Orkut decolou por isso."
De olho em um mercado em que os usuários chegam a gastar 12 horas em um mês entre recados, testemunhos e bisbilhotagem, o MySpace inaugurou sua versão brasileira no fim de 2007. De lá para cá, o número de usuários passou de 300 mil para 1,2 milhão, segundo Emerson Calegaretti, presidente do MySpace Brasil.
Entre as estratégias da rede para conquistar mais usuários está a realização de shows e a propaganda sobre uma diferença da rede: "Você pode configurar seu perfil para ter a sua cara", diz Calegaretti.
Outro caminho é o de premiar os internautas que contribuem mais. "No Orkut, o usuário que cria um monte de comunidades que faz sucesso não ganha nada em troca. No MySpace, aquele que tiver uma idéia legal, uma página que todo mundo acesse, pode ganhar um computador novo, por exemplo, como nos EUA."
Já o Facebook deixa o Brasil de lado, pelo menos por enquanto, e direciona sua estratégia para França e Alemanha, os próximos a ganharem páginas em seus idiomas nativos. Mas quem quer participar do plano de internacionalização tem um incentivo, segundo um porta-voz da rede ouvido pela Folha: "Construímos uma aplicação para permitir aos usuários participar nas traduções".

Fenômeno
Depois de colocar músicas no MySpace, a cantora Mallu Magalhães, 15, virou um fenômeno na internet, a exemplo de artistas como a inglesa Lily Allen, e já recebeu convites para shows e propostas de gravadoras. "Para mim, música e internet estão muito ligadas. E gosto do MySpace porque ele é prático para pôr música, foto, vídeo", diz. (DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: Ameaças são realidade em comunidades
Próximo Texto: Em carne e osso, MySpace parece estar no Second Life
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.