São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Softs editam vídeos em três passos

Programas, que exigem pelo menos 1 Gbyte de memória, adicionam texto e áudio e, depois, gravam CD

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de filmar o batizado ou o fim de semana na praia, é interessante que você edite seu filme, cortando cenas que não são muito úteis e, se quiser, colocando uma música de fundo.
A Folha testou os programas PowerDirector 5 NE, da Cyberlink, Studio 11, da Pinnacle, Ulead VideoStudio 11 Plus, da Corel, e VideoWave 10, que faz parte do Easy Media Creator 10 -todos capazes de exportar arquivos em alta definição, que podem ser assistidos em uma tela grande.
Há a opção de exportar em 1.080i, 1.080p ou Blu-ray. Uma curiosidade: no Ulead, da Corel, apareceu uma opção para gravar em HD DVD -e não há opção para gravar em Blu-ray.
Eles são muito fáceis de usar, com passo-a-passo que consiste em capturar (importar o vídeo da câmera), editar (colocar as firulas de seu gosto) e exportar (salvar no computador ou gravar um disco diretamente).
Mas prepare o seu computador. Durante os testes, não foi possível exportar vídeos em alta resolução em um computador com Pentium 4 e memória 512 Mbytes. Mesmo com um computador de 1 Gbyte de memória, todos os programas travaram.
A placa de vídeo também é um item importante. Nos testes com o VideoWave 10 foi solicitado que fosse baixada a atualização desse componente.
Os mais fáceis de usar foram o da Pinnacle e o da Cyberlink, programa que veio em CD junto com a câmera da Sony.
O Studio 11 permite sobrepor vídeos em imagem PIP, como aquele quadradinho lateral da TV para ver duas programações, e é possível inserir aberturas animadas, como em um programa de TV.
O VideoWave 10 não pôde ser instalado no Windows Vista e houve dificuldade para transferir os vídeos das câmeras para o Ulead, da Corel.

Para leigos e muito leigos
A maioria dos programas oferece duas opções de edição: um programa simples, com camadas que separam o vídeo da música e do texto, com ajustes de brilho, contraste e cor; e um assistente, normalmente com uma lista temática -como casamento, bebê etc.- , que vem com bordas, músicas e ritmo de edição (mais lento ou com cortes secos, por exemplo), que combinam entre si.
Com esses programas, também é possível usar o microfone que você usa para falar com seus amigos pelo computador e gravar uma narração que pode ser sobreposta ao vídeo.
(CAMILA RODRIGUES)


Texto Anterior: Alta definição: Custo do Blu-ray doméstico é muito alto
Próximo Texto: Compatibilidade: Gravador Blu-ray exige computador com entrada Sata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.