São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leveza das filmadoras de alta definição diminui equilíbrio

DA REPORTAGEM LOCAL

Compactas, as filmadoras testadas pela Folha -GZ-HD3U, da JVC, HDC-SD5PP, da Panasonic, e HDR-SR5, da Sony- fazem imagens com cores e detalhes que parecem com os de filmes profissionais. Mas, por sua leveza, é difícil filmar sem tremer.
Contra isso, Marcelo Siqueira, supervisor de efeitos e pós-produção da produtora Casablanca, aconselha o uso de tripé. "Prenda um tripé na câmera e o mantenha todo recolhido, para ficar mais pesado. Segure no meio dele, com uma mão, bem pertinho da câmera."
Ele diz que, como essas câmeras trabalham com um tipo de compressão muito alto, fazer movimentos suaves ou deixá-las paradas pode resultar em vídeos com mais qualidade.

Diferenças
Em relação à forma de armazenamento, os modelos da Sony e da JVC possuem disco rígido de 40 Gbytes e 60 Gbytes, respectivamente. Assim, é possível guardar entre seis e sete horas de gravação.
No modelo da Panasonic, que é mais estreito e leve, é necessário usar um cartão SDHC, que tem o formato igual ao do SD usado em câmeras fotográficas, mas é de alta capacidade (por isso o HC, de high capacity). Essa tecnologia já alcançou os 32 Gbytes.
O formato dos vídeos criados pelas filmadoras da Sony e da Panasonic foram reconhecidos pelos programas de edição testados. Já a câmera da JVC cria um vídeo com extensão TOD -para convertê-lo para MPEG, padrão aceito por qualquer editor de vídeos, é preciso instalar um software que vem no CD que acompanha a filmadora.

Conectáveis
As máquinas podem ser conectadas à TV e ao computador e vêm com cabos USB (com exceção da HDR-SR5), videocomposto e videocomponente. Elas têm uma entrada HDMI, que permite que a imagem seja exibida na melhor definição possível. O cabo, no entanto, precisa ser comprado separadamente -custa cerca de R$ 150. (CR)


Texto Anterior: Compatibilidade: Gravador Blu-ray exige computador com entrada Sata
Próximo Texto: Sites hospedam vídeos em alta qualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.