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HOMEM SOLTEIRO PROCURA
Aumenta tráfego em serviços de relacionamentos amorosos para quem busca seu par ideal
Visita masculina lidera site de encontro
MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL
Homens e mulheres estão em
busca de parceiro na internet,
mas os homens são mais ativos:
pesquisam mais os sites de encontros, colocam mais perfis na rede
e se dispõem a pagar para aparecer com mais generosidade que as
mulheres. Audazes ou curiosos,
todos fazem parte de uma população crescente: só o serviço
Friendster (www.friendster.com), comunidade on-line para
amizades e encontros mais popular da rede, recebeu 927 mil visitas
em outubro passado, contra 532
mil em junho do mesmo ano, segundo o instituto de pesquisas
Nielsen/NetRatings.
Outro instituto, o Jupiter Research, aponta que os sites de relacionamentos (conhecidos como
"personals") pagos geraram US$
215 milhões no primeiro semestre
de 2003. Especula-se ainda que esse segmento deva chegar a
US$ 642 milhões em 2008.
No Brasil, as páginas de ciberencontros amorosos existem desde
1997 e vem aumentando cada vez
mais. Os primeiros foram o Amigos Virtuais (www.uol.com.br/amigosvirtuais) e o Almas Gêmeas (almas.terra.com.br), respectivamente, dos provedores
Universo Online e Terra.
No Yahoo! Encontros (yahoo.parperfeito.com.br), que faz parceria com o Par Perfeito
(www.parperfeito.com.br), o
usuário lê que "entre mais de 3,5
milhões de pessoas, você irá encontrar o amor de sua vida ou, no
mínimo, uma ótima diversão".
Em quatro anos de vida, o Comovai (www.comovai.com.br)
relata que "mais de 500 casamentos e milhares de namoros foram
realizados". O Teprocurando
(www.teprocurando.com.br) diz
receber "mais de 300 cadastros
novos por dia". Uma história em
quadrinhos explica como funciona o Superencontros (www.superencontros.com.br). O Quiça
(www.quica.com.br) é outro serviço para quem busca homens e
mulheres em vários Estados brasileiros.
Recentemente lançado no país,
o Cupido.net (www.cupido.net),
em parceria com a America Online e a Claxson, permite o uso gratuito por 30 dias para, depois, oferecer planos pagos. Como diferencial, o internauta pode anexar
um videoclipe a seu perfil.
Maior freqüência nas férias
Os homens são freqüência majoritária nos sites de relacionamentos amorosos. É o que conclui um levantamento realizado
pelo Ibope/NetRatings. Segundo
o instituto de pesquisas, em março deste ano, do total de 1,228 milhão de pessoas que visitaram sites de ciberencontros brasileiros,
62,6% eram público masculino, e
37,4%, público feminino. Em janeiro, o número de internautas
foi maior: 1,571 milhão. Alexandre Sanches Magalhães, analista
de internet do instituto, atribui esse crescimento ao seguinte fator:
"No mês de férias escolares, mães
e filhos viajam, e os pais, não. A
internet serve de ferramenta para
procurar aventuras".
Os sites são pródigos em descrever histórias de amor em que homens e mulheres encontraram
seus pares. Há relatos que trazem
fotos dos casais. Raríssimos, porém, contêm e-mail para contato.
Além dos sites para encontrar
seus pares românticos, desponta
na rede uma outra categoria: serviços para o prazer sexual.
Em www.disponivel.com.br, a
busca pode ser feita por sexo, grupo, hetero, bi ou transexual. Em
www.altalibido.com.br, há um
convite para soltar a fantasia. Em
www.pulacerca.com, a proposta
é encontro íntimo. No link
"Quem tá online", uma constatação: os homens são maioria.
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