São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOMEM SOLTEIRO PROCURA

Tecnologia bluetooth permite cruzar dados de semelhança entre quem busca por parceiro

Celular encontra par e envia mensagens

DA REDAÇÃO

Mandar torpedos anonimamente só para ver como fica o jeito do destinatário é uma diversão que já se espalha por alguns pontos da Europa, mas apenas para os donos de celulares com tecnologia bluetooth. Aparelhos com esse sistema de transmissão sem fio são capazes de identificar outros dispositivos do mesmo gênero e se comunicar com eles, em ambientes pequenos. Uma vez que seu aparelho identificou outro "amigo", basta você mandar a mensagem, causar uma certa confusão ou até mesmo abrir caminho para um encontro (se vier resposta à mensagem inicial).
Os praticantes dessa brincadeira, chamada "bluejacking", gostam de gravar mensagens avisando que o telefone foi atacado ou fazendo comentários gerais sobre a aparência da pessoa. O site www.bluejackq.com dá mais detalhes. Em www.raelity.org, digite bluejacking no campo Find.
De olho nos serviços sem fio para relacionamentos amorosos, Nathan Eagle, Pedro Yip, Steve Kannan e Doochan Han, do MIT Media Lab, de Boston, tiveram a idéia de criar um serviço em que o usuário deixa dados pessoais, perfil e uma foto.
Quando existem semelhanças entre duas pessoas, e elas estão, por acaso, no mesmo local -em um shopping ou em uma cafeteria-, o serviço avisa os respectivos donos dos celulares para que eles se comuniquem entre si.
Na opinião de Craig Newmark, fundador do serviço de encontros craiglist.org, "qualquer coisa que possa ser feita em tempo real em que a pessoa possa interagir com o outro com mais rapidez vai ajudar muito".
O projeto do Media Lab recebeu o nome Serendipity. Para Eagle, "é um dos muitos projetos com o objetivo de socializar serviços com o uso da tecnologia" O funcionamento do Serendipity depende de uma rede de celulares do tipo GSM/GPRS e da tecnologia bluetooth.
Na opinião do sociólogo Mark Granovetter, da Stanford University, as pessoas vão receber excesso de solicitações pelo celular e vão começar a ignorá-las.


Com "New Scientist"


Texto Anterior: Onde deixar as impressões da sua cerimônia
Próximo Texto: Toca-MP3 reúne pessoas para ouvir música
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.