São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Gimp é gratuito e versátil

Soft fotográfico traz boa coleção de recursos

DA REPORTAGEM LOCAL

Inspirado no software profissional Photoshop, o programa Gimp, que recentemente ganhou uma versão atualizada (2.0), é uma boa opção para quem deseja editar suas fotos no micro. Gratuito, o Gimp pode ser encontrado em www2.arnes.si/~sopjsimo/gimp/stable.html (download de 11,6 Mbytes). Antes de instalar o programa, é preciso instalar o acessório GTK+ 2, que também está disponível gratuitamente no mesmo endereço (download de 3,6 Mbytes).
A interface gráfica do Gimp melhorou. Em vez da profusão de caixas de ferramentas que caracterizava a versão anterior, o usuário encontra a maior parte dos comandos agrupados em apenas duas caixas. Segundo os criadores do programa, que também tem uma versão para o sistema operacional Linux (www.gimp.org), a outra grande melhoria da nova versão está na sobreposição de textos a fotos, que ficou mais fácil.
Atenção: além dos comandos presentes nas caixas de ferramentas, você pode acessar vários outros clicando sobre a foto com o botão direito do mouse.
O Gimp traz quase todos os recursos do Photoshop, mas continua sem uma função para corrigir automaticamente as cores e o contraste das imagens (o ajuste só pode ser feito manualmente).
O gerenciador de arquivos do Gimp (que você usa para abrir e salvar fotos) não é bom, pois não segue o padrão gráfico do Windows e torna difícil navegar pelos arquivos. Além disso, não reconheceu arquivos PSD (formato usado pelo Photoshop). Para abrir fotos com essa extensão, foi preciso arrastá-las com o mouse até o ícone do Gimp.


Texto Anterior: Segurança 1: Atualização do Windows tem lançamento adiado
Próximo Texto: Canal aberto: Como mudar o título de balões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.