São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Sacis e caiporas são alguns dos adversários enfrentados em Erinia

Folclore nacional habita mundo da fantasia on-line

THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Foram necessários três anos em desenvolvimento, aproximadamente 15 profissionais e dinheiro investido do próprio bolso para viabilizar Erinia, que é apresentado como o primeiro RPG on-line tupiniquim, desenvolvido pela Ignis Games, de Niterói.
Ele entra na categoria dos games que podem ser jogados ao mesmo tempo, via rede, por um número muito grande de pessoas: trata-se de um MMORPG (Massively Multiplayer On-Line Role-Playing Game), gênero que já conta com mais de 7 milhões de adeptos no mundo. O jogador assume um papel em mundos on-line que continuam existindo mesmo quando você deixa o jogo.
Em Erinia, o mundo é a ilha de Tuorhence, com 9 milhões de m2 preenchidos por praias, cidades, pântanos e florestas. Lá o jogador vai se aventurar em inúmeras missões, enfrentando criaturas hostis. Erinia inspira-se no folclore brasileiro, desde os inimigos, que incluem sacis, velhos do saco e caiporas, até as carreiras que o jogador pode seguir, como a de caixeiro-viajante.
Um usuário pode fazer macumba para prejudicar outro. Os molestados pelo "trabalho", por sua vez, têm de consultar o além para descobrir quem lhes deseja o mal e desfazer a macumba numa típica sessão de descarrego.
Apesar de privilegiar a ação, com bastante pancadaria movida a cliques do mouse, Erinia também deve agradar a quem procura um game mais elaborado, pois oferece mais de cem missões envolvendo objetivos variados e interação com NPCs (personagens neutros controlados pelo micro).
Conforme se aventura por Tuorhence, o jogador descobre que pode optar por diferentes carreiras e aprender uma vasta sorte de magias. Tudo de acordo com a experiência e a quantidade de dinheiro de que dispõe.
Por isso, jogar Erinia exige dedicação e persistência para descobrir as principais possibilidades do game. Aliás, a Ignis Games adianta que, periodicamente, vai lançar expansões gratuitas para Erinia, procurando manter acesa a chama da aventura.
Para jogar Erinia, é necessário acessar www.erinia.com.br e baixar uma versão do game, com cerca 160 Mbytes, que dá direito a 15 dias gratuitos por Tuorhence. Ao final do período, para continuar jogando, é preciso pagar uma mensalidade de R$ 14,90.
Toda a tecnologia utilizada em Erinia foi desenvolvida pela própria Ignis Games, com bons resultados. As paisagens variadas, os monstros bem caracterizados e os caprichados efeitos visuais das magias são prova disso.
Erinia exige um PC com processador de 500 MHz, 128 Mbytes de RAM, 600 Mbytes de disco rígido, placa de vídeo 3D de 16 Mbytes e Windows 98, Me ou XP.


Théo Azevedo é editor do site www.theogames.com.br


Texto Anterior: Canal aberto: Como mudar o título de balões
Próximo Texto: Seleções européias estão em UEFA EURO 2004
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.