São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil fica em quarto lugar em competição de robótica

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma arena, dois robôs se encontram para um enfrentamento: futebol, hockey e sumô são algumas das disputas travadas pelas máquinas programadas por horas a fio. Essa é uma das cenas vistas em fotos do Robogames, competição considerada a olimpíada da robótica, realizada no final de abril em San Mateo, Califórnia.
Em imagens expostas em sites de tecnologia também não faltaram bandeiras brasileiras penduradas na área de trabalho de certas equipes. O país estava bem representado e ficou com a quarta colocação no quadro geral de medalhas.
Duas das equipes responsáveis por esse sucesso foram a Uai!rrior (www.uairrior.unifei.edu.br) e a BioBotz (www.riobotz.com.br), que ficaram com a prata e o ouro, respectivamente, no hockey para robôs. Veja mais em bit.ly/robogamesbrasil.

Batalha marcante
A batalha entre os robôs Texai e Phun Bot foi uma das que divertiu os espectadores da competição, segundo Priya Ganapati, do site da revista "Wired" (wired.com). Enquanto Texai é um robô guiado por controle remoto, Phun é feito para misturar e servir drinks.
Ganapati explica que os dois robôs não trazem nenhum tipo de arma para combate, mas iniciaram uma briga simplesmente colidindo um com o outro. "Se algum dia houver uma categoria para os robôs de combate mais inúteis, esses dois estarão nela", disse Ken Conley, da Willow Carage, para a "Wired". "Foi mais uma comédia do que uma batalha."
(AMANDA DEMETRIO)


Texto Anterior: Jogo no velho oeste tem sexo e drogas
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Sites gratuitos permitem criar e converter arquivos no formato PDF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.