São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Smartphones são opção de tudo-em-um

O Blackberry, que agora já é oferecido aos usuários domésticos no país, e o P50, da BenQ, proporcionam autonomia de trabalho

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Em um bolso, leva-se uma câmera digital, um tocador, um celular e um micro de mão com programa de e-mail sincronizado com o do escritório, comunicador instantâneo, editores de textos e de planilhas, games e organizador pessoal.
A concentração de funções em um único aparelho é o principal chamariz da nova geração de smarthpones. A Folha testou dois deles: o Blackberry 8700g, da Research in Motion (www.rim.com), e o P50, da BenQ Mobile (www.benq mobile.com).

Popular
Sucesso no exterior, o Blackberry, que já estava disponível no Brasil para usuários corporativos, está sendo, desde maio, comercializado para pessoas físicas pela Tim (www.tim.com. br). O modelo oferecido é o 8700g. A partir de 15 de julho, a Claro (www.claro.com.br) também oferecerá o 8700g para usuários domésticos, assim como o 7290 e o 7100g, conforme anunciado pela operadora.
Sem tela sensível nem acesso Wi-Fi, o Blackberry 8700g se conecta à internet por rede de telefonia celular GSM de alta velocidade, a Edge, que promete taxas de até 200 Kbps.
Ele oferece ainda conexão por Bluetooth e por USB, pelo qual se liga ao computador para a transferência de dados e para alimentação.
A energia também chega por um carregador elétrico. Um detalhe interessante é que o cabo do carregador é o próprio cabo USB, que, para se ligar à tomada, precisa apenas ser encaixado no plugue específico.
Os programas do Blackberry -até mesmo incluindo seu sistema operacional- são baseados em Java e proprietários, ou seja, foram desenvolvidos para o aparelho com exclusividade. Seu software comunicador, por exemplo, só conversa com outros Blackberry.
O 8700g não possui câmera, mas reproduz toques em MP3 e acessa os serviços de down load multimídia oferecidos pela operadora contratada. Sua memória interna, no entanto, é um ponto fraco: 64 Mbytes de flash e 16 Mbytes de SRAM.
O portátil é capaz de gerenciar até dez contas de e-mail do tipo POP, exibidas como ícones. O correio é sincronizado, permitindo ao usuário manejar as mensagens como se estivesse usando programa de o e-mail do escritório. Uma vez cadastrada a conta de correio, o que pode ser feito facilmente no site da Tim, levou menos de dez minutos para que o primeiro e-mail fosse entregue no Blackberry. Ao voltar abrir a caixa de entrada pelo desktop, a mensagem foi exibida novamente, enquanto permaneceu salva no micro de mão.

Multimídia
Desembarca no Brasil outro tudo-em-um que oferece sincronização de e-mail, dessa vez com o Outlook. Trata-se do P50, da BenQ Mobile, o primeiro smartphone lançado pela companhia, que nasceu da aquisição da divisão de celulares da Siemens pela BenQ, ocorrida há um ano.
O aparelho chega por aqui restrito a usuários empresariais. Com sistema operacional Windows Mobile, ele exibe, na tela inicial, as tarefas agendadas para o dia e indica o recebimento de mensagens. Entre seus programas, estão versões para portáteis do MSN Messenger, do Word, do Excel e do Windows Media Player.
Celular GSM, ele dispõe de função que permite vincular anotações às ligações. As chamadas também podem ser feitas por comando de voz.
Quanto aos tipos de conexão, o P50 oferece infravermelho, que permite usá-lo como controle remoto universal, Bluetooth, Wi-Fi e USB. Ele possui câmera digital integrada, de 1,3 Mpixel, que também é filmadora -é possível editar fotos e vídeos pelo aparelho.
Com tela sensível ao toque, ele é maior e pesa mais que um celular convencional.


Texto Anterior: Teste USP: Toca-MP3 de celular traz áudio de boa qualidade
Próximo Texto: Gmail oferece integração com telefone celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.