São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

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Guia dos notebooks

Venda de laptops ultraportáteis de baixo custo deve dobrar neste ano; confira dicas para escolher o seu

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Pequenos, baratos e modestos, os netbooks tomaram de assalto o mercado de tecnologia. O baixo custo tornou esses laptops ultraportáteis uma alternativa conveniente em meio à crise econômica mundial, período em que a nova categoria emergiu. Hoje, eles estão entre os poucos produtos de tecnologia com vendas em alta em tempos incertos.
Segundo a consultoria DisplaySearch, as vendas globais de netbooks chegarão a 33 milhões em 2009 -o dobro do registrado no ano passado.
No Brasil, as opções já passam da dúzia. Para constatar essa ascensão, basta observar as prateleiras das lojas físicas, que dedicam cada vez mais espaço aos netbooks, e passear pelas grandes lojas virtuais, que já contam com seções destinadas às maquininhas.
Os primeiros modelos de netbook, categoria inaugurada pela Asus há dois anos, tinham acabamento tosco, teclados apertados demais e telas pequenas e de baixa resolução. Mesmo assim, as vendas surpreenderam, e boa parte dessas limitações foram vencidas em encarnações posteriores.
Apesar de menos potentes do que notebooks e computadores de mesa tradicionais, eles são perfeitamente capazes de atender a exigências básicas, como navegação na internet, processamento de texto e edição simples de imagens.
Hoje, todos os grandes fabricantes de computadores produzem netbooks, com exceção da Apple -mas, segundo especulações, a empresa fundada por Steve Jobs está prestes a lançar um novo dispositivo, visto por analistas como uma resposta à categoria.
Nesta edição, confira dicas de como escolher o seu netbook, leia testes de modelos à venda no país e no exterior, saiba mais sobre a guerra dos sistemas operacionais para esses computadores e conheça as próximas tendências do mercado de ultraportáteis.


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