São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira se o micro atende a suas necessidades

GAVROCHE FUKUMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Antes de comprar um netbook só porque achou bonitinho ter um computador que cabe na bolsa ou na mochila, você deve conferir se é isso mesmo o que você precisa. Mais importante ainda é verificar se ele vai conseguir atender a todas as suas necessidades.
Esqueça os netbooks caso seu ramo de atuação esteja voltado para programas gráficos. Você até consegue armazenar e exibir fotos ou pequenos vídeos, mas dificilmente conseguirá editar imagens e filmes muito pesados.
"Esses aparelhos só são indicados pra quem utiliza o computador na maior parte do tempo para rodar programas como Word e Excel, ou apenas para acessar a internet", diz Rodrigo Toledo, que publica um blog sobre mobilidade.
Outra limitação é a incapacidade de rodar jogos. Só mesmo os games muito simples conseguem ser instalados. "Aumentar a memória RAM não resolve esse problema porque o que faz falta nesse caso é uma placa de vídeo", diz Toledo.
Além dessas limitações, o netbook também é desaconselhado para pessoas com mãos muito grandes, já que o tamanho do teclado acompanha as dimensões da tela, dificultando bastante a agilidade de uso.
"Esses computadores foram feitos, na minha opinião, para pessoas que precisam de mobilidade e para isso estão dispostas a abrir mão de desempenho e conforto, tanto visual quanto físico", analisa Roberto Hirata Júnior, professor de ciências da computação na USP.
Para um de seus alunos, no entanto, o aparelho é o parceiro ideal para o dia a dia. "Uso meu netbook para os trabalhos de faculdade e para o desenvolvimento de projetos pessoais. Já fiz nele um aplicativo para celulares Nokia e desenvolvi parte de um jogo em Flash", conta Igor dos Santos Montagner.


Texto Anterior: Netbook remonta ao laptop de US$ 100
Próximo Texto: Windows XP domina o setor, mas Google tenta fazer ataque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.