São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

guia dos netbooks

Esguio, aparelho da Asus oferece boa autonomia

EM FORMA Com 2,5 cm de espessura, 1008HA tem bateria com duração de mais de cinco horas; portas que cobrem conexões dão impressão de certa fragilidade

DA REPORTAGEM LOCAL

O Eee PC 1008HA, da Asus, é uma maquininha fina, elegante e sincera: tem espessura de pouco mais de 2,5 cm, design sofisticado e boa performance.
A silhueta esguia torna inevitável a comparação com o badalado -e muito mais caro- MacBook Air, da Apple.
A Asus praticamente inventou os netbooks, em 2007, e, desde então, lançou dúzias de modelos com nomes confusos. Com bom custo/benefício, o 1008HA é provavelmente o modelo mais interessante produzido pela empresa até agora. Segundo a Asus, o netbook estará à venda no país a partir deste mês, a preço sugerido de R$ 1.699.
Com 10,1 polegadas, ele é consideravelmente mais compacto que netbooks anteriores da Asus com o mesmo tamanho de tela -grandes e pesados demais, eles se aproximavam perigosamente de um notebook tradicional.
As especificações não fogem dos padrões da categoria: processador Intel Atom N280 de 1,66 GHz, 1 Gbyte de memória e disco rígido de 160 Gbytes, complementados em 10 Gbytes por um serviço de armazenamento on-line da Asus. Há Bluetooth e um leitor de cartões de memória dos tipos SD e MMC.
A performance é satisfatória para atividades simples, como navegação na internet, processamento de texto e edição simples de imagens. O sistema inicia rapidamente e é possível realizar tarefas simultaneamente sem engasgos.
O charme da maquininha se esvai um pouco quando se começa a manipulá-la, já que ela pega impressões digitais com muita facilidade -por isso, o netbook já vem com um paninho para quem pretende mantê-lo sempre lustroso.

Bateria duradoura
Uma façanha notável é a duração da bateria, que alcança autonomia de mais de cinco horas sem adicionar peso extra à máquina, que tem apenas 1,1 kg.
O teclado é outro ponto forte. As teclas têm tamanho adequado e estão no lugar em que se espera que elas estejam. Quem parte de um notebook comum ou de um computador de mesa não encontrará dificuldades de adaptação.
A tela de LED (diodo emissor de luz) tem excelente brilho e contraste e reproduz cores de forma vibrante. Apesar disso, ela é refletiva demais, o que dificulta o uso ao ar livre ou em ambientes cheios de lâmpadas.
Como forma de manter a sensualidade e a magreza do netbook, as conexões USB e de áudio ficam protegidas por portinholas, que aparentam certa fragilidade.
De bom tamanho, o touchpad tem função multitoque -com movimentos dos dedos, dá para ativar funções como zoom de imagens, uma adição interessante.
O sistema operacional é o Windows XP Home, que vem com uma versão do pacote de escritório Microsoft Office 2007, gratuita por 60 dias.
Com qualidade de áudio mediana, os alto-falantes ficam na parte inferior da máquina, o que deixa o som um tanto abafado quando o netbook está sobre uma mesa.
(RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Com chip da Via Technologies, netbook Samsung é eficiente
Próximo Texto: Lenovo tem modo instantâneo e traz reconhecimento facial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.