São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lenovo tem modo instantâneo e traz reconhecimento facial

DA REPORTAGEM LOCAL

Com apenas 0,9 kg e acabamento sóbrio, o IdeaPad S10, da Lenovo, conta com algumas características que fazem com que ele se destaque no já saturado mercado de netbooks.
A mais notável é o modo instantâneo QuickStart -um sistema simples, baseado em Linux, que carrega em poucos segundos e permite realizar funções como navegar na internet e usar o programa de bate-papo on-line Skype.
Se não estiver com tanta pressa, o usuário conta com o familiar Windows XP.
Outra característica interessante do netbook é a possibilidade de fazer login por meio de um sistema de reconhecimento facial. Em vez de digitar a senha para começar a usar o computador, o dono precisa apenas se posicionar à frente da competente webcam integrada de 1,3 Mpixel.
Apesar de ter apenas duas portas USB, enquanto boa parte da concorrência vem com três, o S10 oferece, em compensação, uma porta ExpressCard, artigo ainda raro em netbooks. Por meio dela, é possível instalar periféricos como placas de captura de TV e dispositivos de armazenamento.
A tela, de 10,2 polegadas e resolução de 1.024x600, é um pouco refletiva, mas não tanto a ponto de inviabilizar o uso do netbook sob sol forte ou em locais cheios de lâmpadas.
As especificações são velhas conhecidas entre os netbooks atuais: processador Intel Atom N270 de 1,6 GHz, 1 Gbyte de memória e disco rígido de 160 Gbytes. O aparelho conta com Bluetooth e com um leitor de quatro tipos de cartão de memória (SD, MMC, MemoryStick e MemoryStick Pro).
Nos testes da Folha, a bateria durou cerca de 2h30 com Wi-Fi ligado e luminosidade da tela em 80%.

Imperfeições
O IdeaPad S10 padece de alguns males que pareciam já ter sido erradicados na geração atual de netbooks.
Apesar de as teclas terem, em geral, um tamanho adequado, algumas, como o Shift direito, são por demais reduzidas. Além disso, o posicionamento das teclas direcionais, do Ctrl e do Fn foge do convencional e pode incomodar. Há espaços vazios nas laterais do teclado, que poderiam ter sido usados para aprimorá-lo.
Outro ponto fraco é o touchpad, pequeno demais, mas que, em compensação, oferece boa sensibilidade.
O preço sugerido é de R$ 1.799. (RC)


Texto Anterior: Esguio, aparelho da Asus oferece boa autonomia
Próximo Texto: Laptop da Acer oferece tela maior e padece de sérias falhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.