São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelho já vem com ligação à internet via rede celular 3G

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
DA EQUIPE DE COLUNISTAS

Um netbook que tem ligação direta com a internet, via rede de celular 3G. Assim é o Mobo 3G, da Positivo, que é vendido com uma assinatura -gratuita por três meses- de acesso ilimitado à rede por meio da operadora Vivo.
O tamanho é basicamente o mesmo do aparelho de primeira geração, mas o 3G é mais pesado. Conferindo o manual, vi que era de 1,4 kg, 300 gramas a mais do que o antigo.
Essa adição de peso se justifica pelas dimensões maiores do equipamento. Sua tela é de dez polegadas, três a mais do que o outro, e tem disco rígido de 160 Gbytes. O modelo antigo, testado há um ano, tinha memória RAM de 512 Mbytes e uma memória sólida de 2 Gbytes para armazenamento de dados -vinha sem disco rígido.
Equipado com o Windows XP, o Mobo 3G 2055 veio também com o pacote de escritório BrOffice, o Adobe Reader 9, o antivírus Kaspersky e o Dicionário Aurélio, estes últimos com licença de uso de um ano.
A memória de 1 Gbyte é mais do que o suficiente para o netbook e o Windows XP -afinal de contas, esse equipamento não foi feito para rodar programas de edição de vídeo ou jogos pesados.
Uma webcam de 1,3 Mpixel de resolução oferece boa qualidade e é adequada para uso com um mensageiro instantâneo.
O teclado mudou, e as teclas ficaram mais macias e confortáveis para o uso. O mouse é no formato touchpad, em que você arrasta o dedo sobre um painel para mover o cursor. Os botões são um pouco incômodos, pois exigem bastante pressão para serem ativados.
O grande destaque desse equipamento é a sua conectividade. Tem modem convencional de 56 Kbps, Wi-Fi e acesso à internet por meio da tecnologia 3G da operadora Vivo -segundo a empresa, "em locais onde não exista o serviço de banda larga, a conexão será realizada com rede Edge ou GPRS, e a velocidade será menor".
Com isso, usuários que estejam na área de cobertura da operadora poderão acessar a internet livremente por um período de três meses. Após esse período, será necessário fazer uma assinatura do serviço.
Assim como um celular, a conexão dependerá da intensidade do sinal. Circulei com ele na cidade de São Paulo e o serviço se mostrou eficiente, embora algumas vezes a conexão tenha sido perdida.
No site da Positivo, o aparelho era vendido na última segunda-feira por R$ 1.699.


Texto Anterior: Smartbook é nova classe de laptop
Próximo Texto: Como escolher entre telefone celular inteligente e netbook
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.