São Paulo, quarta, 5 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problemas com tela e memória

"Comprei um 486DX2 usado com um monitor de 14 polegadas e ele não veio com controle para aumentar a janela na horizontal, apenas para vertical, então a janela do "Windows' fica pequena e não pode ser colocada no tamanho inteiro da tela. Como aumentar a tela na horizontal? Esse computador veio com 4 Mbytes de memória. Comprei mais 16 Mbytes em dois módulos SIMM EDO de 8 Mbytes cada. Só que depois de instalar a memória, quando liguei a máquina, não apareceu nada no monitor. Tentei colocar só um módulo e aconteceu a mesma coisa. Depois eu tirei e voltou tudo ao normal. Como resolver o problema?"
Fernandes
(via Internet)

Resposta
Dependendo do monitor, existe uma área morta da tela na qual nada é exibido. O local das áreas mortas são as bordas do monitor. Por isso nem todos os monitores ocupam toda a área da tela. Eu trabalho com quatro monitores diferentes e apenas um deles tem uma ocupação total.
Em seu caso, já que não existe controle horizontal, o monitor em questão não deve ocupar toda a área.
Consulte o fabricante do equipamento para verificar se existe algum programa que controle o vídeo.
As memórias EDO foram criadas para o Pentium e podem causar problemas em 486. Contudo, no seu caso, parece que a máquina que você tem não aceita a quantidade de memória adicionada.
Algumas placas aceitam apenas uma quantidade total de memória em múltiplos de 4, ou seja 8, 16, 32 Mbytes.
Outras placas aceitam "quebrados", como 12, 20, 22 etc. Além dessa combinação, algumas placas aceitam apenas números pares de pentes de memória, enquanto outras aceitam somente um pente e assim por diante.
Consulte o manual da sua máquina e veja quais são as combinações possíveis.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.