São Paulo, quarta-feira, 05 de setembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Captura de emoções

Turbilhões de sons e de imagens se aproximam para envolver o telespectador, como mostra a IFA, feira da indústria de eletrônicos realizada na Alemanha

Hannibal Hanschke/Reuters
Homens conversam tendo como cenário um dos estandes da feira alemã IFA, repleto de televisores de tela plana de alta definição

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Entrar nos pavilhões da IFA 2007, feira da indústria eletrônica de consumo que termina hoje, na Alemanha, é submergir num oceano de imagens e sons que procura dominar seus sentidos e, como tudo no mercado, capturar seu bolso.
Mais de 1.200 empresas de 32 países apresentam seus produtos em Berlim, e parece que cada uma delas tem pelo menos um tipo de aparelho para capturar sinais de TV ou assistir a vídeos -mas não a qualquer vídeo. Na feira, a palavra de ordem é alta definição.
Televisores gigantescos, que ultrapassam dois metros, ou mais modestos, todos apresentam o selo "full HD 1080p", mostrando que agora a alta definição é para valer. Os aparelhos formam a imagem com 1.080 linhas, e não com as 720 que vinham sendo admitidas como alta definição.
A guerra da qualidade de imagem se estende para os padrões que disputam a primazia na sucessão do DVD, já tido como peça de museu. A julgar pelo visto em Berlim, porém, nem Blu-ray nem HD DVD podem cantar vitória por enquanto.


Próximo Texto: Tec tec tec
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.