São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS AUTORAIS

Sites chineses usam técnica de programas de troca para exibir canais como ESPN

Softs mostram TV paga de graça pela rede

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de incomodar os donos dos direitos autorais de músicas e de filmes, a tecnologia de troca de arquivos ponto a ponto agora mira os programas de TV paga.
Por meio de pequenos softs sintonizadores, é possível usar o Windows Media Player para assistir gratuitamente às atrações da ESPN, da MTV, da HBO, da BBC News e de outras emissoras.
Os softs responsáveis pela inovação vêm em grande parte da China e podem ser baixados e usados sem nenhum custo.
Basta ter uma conexão de banda larga com a internet e um tocador compatível com algum dos sintonizadores- que têm versões para Windows, Linux e Mac OS X.
O princípio usado para as transmissões une as redes descentralizadas à técnica do streaming (exibição de conteúdo sem download prévio) e já atrai um bom número de usuários ocidentais.
De acordo com reportagem do "Wall Street Journal", jogos da NBA e o futebol do Campeonato Inglês atraem audiências de até 50 mil usuários simultâneos na rede do site CoolStreaming. Esse fato já chamou a atenção de emissoras européias, que devem mover ações contra os sites em breve.

Conteúdo
O grande atrativo das transmissões P2P de sites como o PPLive e o SopCast são os canais ocidentais que têm áudio em inglês e só em alguns casos trazem legendas em chinês, mas também existe um farto repertório de emissoras regionais, como a CCTV-5 e a China Music Broadcasting Station.
A exibição das transmissões é razoável. Apesar de não poderem ser assistidas em tela cheia devido à baixa qualidade de imagem, as interrupções são raras e o áudio é reproduzido sem ruídos ou grandes distorções.
Um fator-chave para que tudo funcione bem é a conexão com a internet. Enquanto as imagens são copiadas para o seu computador (download), elas também são transmitidas (upload). Isso impossibilita a abertura dos programas em micros que acessam a internet por meio de conexão discada. A velocidade de programas de troca da rede BitTorrent serve como comparativo para quem pretende assistir aos canais P2P.

Audiência faz a diferença
Outro fator importante para uma transmissão eficiente é o número de pessoas conectadas a um mesmo canal.
A reportagem testou os sintonizadores SopCast e Feidian em diferentes horários e a influência da audiência na performance dos programas ficou evidente.
Durante as últimas duas rodadas da Copa dos Campeões, nos dias 27 e 28 de outubro, os jogos do Barcelona e do Real Madrid tiveram menos de cinco interrupções durante os primeiros 45 minutos de transmissão .
Já os jogos que supostamente teriam menor audiência, como as partidas da Inter de Milão e do Manchester United, tiveram falhas quase constantes. Além do sumiço das imagens, houve problemas no áudio, que ficou sem sincronia. (JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Música portátil: Acessórios contribuem para um bom som
Próximo Texto: EUA testam TV via fibra óptica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.