São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2005

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PRIVACIDADE

Softs nacionais enviam mensagens para milhares de usuários; basta se cadastrar no site para ser uma vítima

Propaganda indesejada invade o Orkut

JULIANO BARRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Além de ter se transformado em abrigo para comunidades racistas e para usuários com identidades falsas, a rede social Orkut (www.orkut.com) também virou um foco para a disseminação de mensagens não-solicitadas (spam).
Pessoas cadastradas no site recebem propagandas por todos os meios: nos fóruns de discussão, via e-mail e até no scrapbook (espécie de mural de recados).
Entre os responsáveis por essa situação estão os programas para Flood, termo em inglês que significa inundação, mas, no jargão dos hackers, dá nome a uma técnica de envio em massa de mensagens para um só destinatário.
Esses programas, inicialmente criados para ataques isolados, foram adaptados para espalhar anúncios de sites, produtos, festas e comunidades. Sempre sem a solicitação do usuário.
A Folha conversou com os criadores de dois desses programas, o Flood Turbo e o Flood Tudo. De acordo com o analista de sistemas que criou o Flood Tudo e preferiu se identificar como Hunter, o crescimento da popularidade do programa é surpreendente.
"Centenas de pessoas já usam. Depois de receber propaganda indesejada no meu próprio perfil, foi que percebi o que estava acontecendo", diz.
O Flood Tudo está na versão 2.0 e é gratuito, mas já existem softs pagos especializados em enviar spam pelo Orkut. Eles têm preço médio de R$ 30 e prometem muitas facilidades.
Para o criador do programa Flood Turbo, que pediu para ser chamado de Drake, a idéia de vender os programas ajuda a limitar os excessos. "No início nem havia essa intenção, mas, como o pessoal vem fazendo mau uso, o único jeito de controlar isso foi cobrando", diz.
Enquanto isso, os usuários que são vítimas da propaganda têm poucas opções para se defender. Mesmo restringindo o acesso a suas informações pessoais apenas para amigos autorizados, basta estar cadastrado em uma comunidade para ser incluído na lista de envio de propagandas.
A maneira encontrada para mostrar insatisfação são comunidades como a "Odeio programa flood tudo", com 4.250 membros.


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