UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas podem vender via KaZaA

DA REPORTAGEM LOCAL

Prevista para ser lançada nesta semana, a versão 2.6 do KaZaA, o programa de troca de arquivos mais popular da internet, acena cada vez mais forte para a hipótese de comercializar arquivos legalmente.
No começo do mês passado, a Sharman Networks, empresa proprietária do KaZaA, já tentou uma aproximação com a Riaa, sugerindo a cobrança pelo down load de arquivos com direitos protegidos.
Na semana passada, os criadores do programa lançaram uma versão beta (para testes) do software, que, entre outras funcionalidades, irá permitir aos provedores de conteúdo o uso da rede de trocas para vender aos internautas produtos licenciados, como jogos, vídeos e músicas.
A Sharman defende a idéia de que quem usar o KaZaA 2.6 para fins comerciais vai economizar no uso de conexões de banda larga, citando como exemplo empresas que vendem jogos com cerca de 500 Mbytes. Ao venderem arquivos pelo software de compartilhamento, não teriam suas conexões ocupadas.
Aos artistas, a Sharman acena com o discurso de que poderão oferecer maior variedade de material, como imagens, áudio, vídeo, letras, agenda ou outras informações em um único lugar.
O KaZaA 2.6 poderá ser baixado do site oficial do programa (www.kazaa.com), onde a versão de testes está disponível desde a semana passada. (FB)


Texto Anterior: Música: Riaa desencadeia nova leva de processos
Próximo Texto: Incompatibilidade prejudica tocador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.