UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elimine os pop-ups da tela do seu PC

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As propagandas colocadas na forma de imagem em meio ao conteúdo de um site, os banners, já não satisfazem mais muitos anunciantes. O recurso mais utilizado agora por empresas de propaganda é a janela pop, o pop-up. Segundo a empresa de propaganda PlanetFeedback, somente os portais americanos usaram 7,3 bilhões de pop-ups em julho deste ano para promover seus clientes.
O número pode assustar, mas o usuário não precisa se preocupar. Para aqueles cujo provedor de internet não oferece programas próprios, existem ferramentas gratuitas ou pagas para se defenderem das janelas publicitárias que volta e meia saltam as vistas dos internautas. Entre as opções estão o StopZilla, a barra de ferramentas do Google, alguns navegadores de internet e os próprios programas de pacotes de segurança lançados neste ano.
Quem prefere utilizar programas de múltiplas funções, o Google Toolbar (toolbar.google.com) é uma opção. O programa gratuito bloqueia todas as janelas pop e ainda oferece campo de busca, acesso direto ao Blogger e outras opções. Só funciona em Windows e no Internet Explorer.
A segunda alternativa gratuita mais popular é o StopZilla (www.stopzilla.com). O software não se resume a parar os pop-ups. Elimina qualquer tipo de arquivo intruso que chega da internet como cookies e arquivos espiões de informações, os spywares.
Os navegadores de internet também cumprem o papel de cortar as janelas pop. A primeira empresa que instalou no seu navegador a opção foi a Opera (www.opera.com). O programa da companhia, o Opera, bloqueia janelas desde a versão sete através da configuração dos seus menus. A versão registrada do software norueguês custa US$ 29. O Mozilla (www.mozilla.org) também elimina o problema automaticamente com o ajuste das suas configurações. É livre e funciona em qualquer sistema operacional.
Já na lista de pacotes de segurança, o usuário tem entre as alternativas mais novas no Brasil o Norton Internet Security 2004, da Symantec. O firewall que acompanha o produto se encarrega de bloquear todas as janelas no Microsoft Internet Explorer. (AM)


Texto Anterior: Veja se o seu e-mail não virou alvo de spams
Próximo Texto: Softwares trancam o seu micro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.