UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norton 2004 exige paciência

DA REPORTAGEM LOCAL

O Norton Internet Security 2004, pacote de segurança da Symantec apresentado na semana passada, pode gerar algumas reclamações de pessoas com nível avançado no uso de micros, mas alcança as expectativas de usuários que estejam na média geral.
A Folha testou o novo pacote e verificou que, nas primeiras sessões, o usuário terá de ter paciência para configurar o sistema.
No entanto, conforme os parâmetros são ajustados, os questionamentos diminuem, já que o programa salva as instruções.
Em um PC com conexão via linha telefônica, o firewall solicitou permissão para que o discador (arquivo de extensão EXE) se conectasse à rede. Depois de autorizado, acusou que o programa tentava enviar informações sigilosas. Era a senha para conexão ao servidor, o que também foi permitido. No acesso feito posteriormente, o programa não fez essas perguntas novamente.
O anti-spam, apesar de ser de fácil utilização, é o programa que exige maior quantidade de configurações. No nível médio de detecção -recomendado pelo fabricante-, apenas mensagens que constavam na lista de endereços do gerenciador de e-mails não foram enviadas para a pasta de spams criada pelo programa.
Para autorizar o recebimento de uma mensagem confundida com spam, basta acessar a pasta, selecionar o e-mail e defini-lo como mensagem amiga. Caso um spam escape à "malha fina", clique sobre ele e o insira na lista de remetentes bloqueados.
No antivírus, o novo recurso de identificação de spywares (aplicativos que permitem o monitoramento da navegação por terceiros) identificou três arquivos desse tipo, que foram eliminados.
Um problema identificado foi a falta de comunicação entre a versão 2004 e o Norton AntiVirus 2003, já instalado no micro. As atualizações feitas em 29 de outubro pela versão antiga não foram importadas pela nova, que exigiu uma nova sessão de atualização, feita às 00h15 do dia 31. O ponto positivo foi que, às 9h25 do mesmo dia, uma nova atualização foi identificada automaticamente.
O Norton Internet Security 2004 Professional (R$ 149, em www. symantec.com.br), topo de linha da Symantec, exige, no mínimo, processador de 300 MHz, 128 Mbytes de RAM, 200 Mbytes livres no disco rígido e sistema operacional Windows 98. (FB)


Texto Anterior: Softwares trancam o seu micro
Próximo Texto: Alguns firewalls
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.