São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Próximo Texto | Índice

O mouse da experiência

Idosos vencem medo da tecnologia e navegam na internet para buscar informações, comunicar-se com a família e encontrar companhia

Sidinei Lopes/Folha Imagem
Detalhe da mão da aposentada Gildê de Castro Dourado, 62, usando o computador de sua casa; ela é aluna do projeto Oldnet, em que adolescentes ensinam informática para idosos

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Existe vida digital na terceira idade. Cada vez mais, os idosos deixam de lado o medo diante das novas tecnologias e aprendem, em seu próprio ritmo, a tirar proveito da internet.
Pessoas com 50 anos ou mais já representam 13,2% dos internautas residenciais ativos no Brasil, segundo o Ibope.
No segundo trimestre de 2004, de toda a população de 65 anos ou mais que morava em domicílios com telefone fixo, 12% tinham acesso à internet. Em 2008, essa parcela subiu para 21% no país.
Para José Calazans, analista de mídia do Ibope, isso se deve ao aumento da oferta de banda larga. "Com conexão mais rápida e prática, outras pessoas de uma mesma família começam a usar o computador."
Quando estão on-line, os mais velhos procuram informação. Em setembro deste ano, o site com maior presença de idosos foi o do Ministério da Fazenda -12,7% da audiência era composta por esse público. Em seguida, apareciam os sites da Receita Federal e da Caixa Econômica. "Eles procuram resolver problemas do dia-a-dia. Buscam saber sobre aposentadoria e imposto de renda, por exemplo", diz Calazans.
Entre os aplicativos, o Skype aparece na liderança. Buscadores, portais, sites de notícias e de e-mails também são bastante acessados.
Vencido o terror inicial diante do computador, os idosos têm interesse em se comunicar por meio de mensageiros instantâneos e e-mails com familiares que moram longe, segundo Izabel Marques, coordenadora do Oldnet, projeto de inclusão digital da ONG Aprendiz. "Eles querem viajar. Como isso nem sempre é possível fisicamente, viajam pela internet."
Mas muitos ainda se sentem excluídos digitalmente. Pesquisa do Datafolha publicada no ano passado mostra que um sonho dos mais velhos é saber acessar a internet -41% demonstram vontade de estudar, principalmente informática.
Nesta edição, conheça idosos que venceram o medo para aproveitar a internet, saiba quais são as principais dificuldades enfrentadas por eles e fique por dentro de sites, redes e blogs para essa faixa etária.


Próximo Texto: Navegar ajuda a memória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.