São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decorar regras e utilizar mouse são as principais dificuldades

DA REPORTAGEM LOCAL

Para os idosos, aprender a usar a internet é um processo que conta com dois grandes desafios: lembrar todas as regras e manusear o mouse.
"Grande parte da sociedade aprendeu a usar o computador gradualmente, ao longo do tempo. Então, é fácil lembrar o vocabulário, os conceitos e as regras e, em seguida, aplicá-los a sites que mudam constantemente", afirmou à Folha Tobey Gordon Dichter.
Ele é criador do Generations on Line (www.generationsonline.com), programa desenvolvido para ajudar pessoas acima de 65 anos a usarem a internet. O software, disponível em inglês e espanhol (em português, há uma versão menos completa), se propõe a fazer uma navegação intuitiva, com instruções em cada tela.
Em vez de conter apenas um ícone de e-mail, o programa indica "clique em Mailbox para checar se tem nova mensagem", por exemplo.
"Para uma pessoa mais velha, ser forçada de repente a aprender tudo de uma vez é difícil. Por exemplo: quando uma propaganda em pop-up ou uma mensagem de erro aparece, elas acham que fizeram alguma coisa errada e ficam com medo de ter quebrado a máquina", analisa Dichter.

Usabilidade
Usuários mais velhos costumam se culpar quando se deparam com dificuldades ao usar a internet. Também reagem mais emocionalmente quando se referem a sites, usando palavras como útil e amigável.
As conclusões são de uma pesquisa feita na Inglaterra por Tim Fidgeon (www.webcredible.co.uk), especialista em usabilidade.
Fidgeon também aponta que os mais velhos têm dificuldades para rolar uma página para baixo, entendem pouco a linguagem técnica ("levante a janela minimizada") e costumam clicar pouco em links.
Têm aversão a downloads (porque temem infectar a máquina com bugs e vírus), usam bastante o recurso de pesquisa e preferem um design que seja simples e priorize textos e imagens grandes.
Diante das respostas, o especialista elaborou recomendações para quem desenvolve sites -principalmente porque o número de idosos que acessam a rede só tende a crescer.
Entre os itens, destacam-se: termos técnicos devem ser evitados, links têm que ser indicados de maneira consistente e óbvia (em cor, negrito ou sublinhado), os visitados, de outra cor, e deve existir uma opção para aumentar a fonte dos textos. (DA)


Texto Anterior: Onde estudar
Próximo Texto: Proteção: Veja como evitar que pragas infectem o seu computador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.