São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Mais velhos encontram diversão on-line

TEMPO >> Ao criar blogs e participar de redes sociais, usuários exercitam a mente; estilo dos elegantes vai parar em blog

DA REPORTAGEM LOCAL

A internet preencheu a lacuna deixada no dia-a-dia de Iosif Landau, 84, após a aposentadoria. Ao trocar e-mails com familiares e amigos e navegar em sites sobre literatura, música e psicologia, o engenheiro e escritor romeno naturalizado no Brasil percebeu que a rapidez e o volume de informações o ajudavam a exercitar a mente.
"Descobri que, mesmo sendo velho, aprendo com certa facilidade. Utilizo memória e raciocínio e evito a ociosidade cerebral. Também já evitei compras desnecessárias e excesso de gasto com livros e CDs", diz Landau, que mantém um blog em que relembra a juventude, comenta fatos históricos e publica textos literários (yehudabenelin.blogspot.com).
A rede tem diversas opções para pessoas mais velhas que querem informação e entretenimento. Há até redes sociais voltadas especificamente para esse público, como a estrangeira Eons (www.eons.com).
Direcionada às gerações que nasceram durante o baby boom norte-americano, nas décadas de 1940 a 1960, a rede permite o compartilhamento de fotos e vídeos e ainda tem espaço para jogos que exercitam o cérebro.
Se a idéia é manter contato com amigos e familiares, dois programas populares ajudam. O primeiro é o mensageiro instantâneo Windows Live Messenger (get.live.com/messenger), que permite conversar por texto, voz e imagem.
O outro é o Skype (www.skype.com), que permite fazer ligações de graça a partir do computador -para outros usuários do programa- e com tarifas mais baratas para ligações DDD e DDI.

Passarela urbana
Depois que o blog Sartorialist (www.thesartorialist.blogspot.com) começou, virou moda fotografar as roupas de jovens que vivem em grandes centros urbanos.
Agora, senhoras e senhores estilosos mostram seus looks no Advanced Style (www.advancedstyle.blogspot.com). "Tive a idéia de fazer o blog depois de ver tanta gente mais velha em Nova York que se veste de um jeito surpreendente e criativo. Eu queria capturar seus espíritos e fazer um site sobre a celebração da idade", disse Ari Cohen em entrevista por telefone à Folha.
Não muito acostumados à internet, os mais velhos estranham quando Ari e sua parceira, Briana Rognlin, pedem para fotografá-los. "Mas a maioria fica lisonjeada e surpresa quando dizemos que gostamos de suas roupas e do seu estilo", diz Ari. Ele espera, com o blog, fazer as pessoas olharem de uma maneira diferente para o processo de envelhecimento, pois seus personagens são "elegantes e cheios de vida". (DA)


Texto Anterior: Proteção: Veja como evitar que pragas infectem o seu computador
Próximo Texto: Vovó Neuza fala de lembranças em seu blog
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.