São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

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reportagem de capa

Comparadores desencavam pechinchas EM CONTA Sites pesquisam lojas on-line atrás do produto mais barato; desconfie de empresas com preços fora do padrão

DA REPORTAGEM LOCAL

Os sites comparadores de preços são uma boa porta de entrada para as lojas on-line. Neles, dá para procurar em vários vendedores ao mesmo tempo, o que permite ao consumidor encontrar o melhor preço de um produto específico ou pesquisar modelos diferentes.
Esses sites possuem funcionalidades parecidas: normalmente, depois de entrar com uma palavra referente a um produto na barra de procura, aparece uma lista com itens que contemplam aquela busca. Do lado direito da tela, o internauta tem opções de refino, como preço, marca e especificações técnicas.
Por isso, é melhor você colocar alguma coisa vaga (como "televisão" ou "MP3 player")na primeira procura e depois ir especificando.
Dessa forma, dá para descobrir ofertas e modelos que oferecem as características desejadas por preços atraentes.

Opções
O diferencial do shopping da e-bit é a possibilidade de navegar com a ajuda do ranking da própria consultoria como critério. Você pode consultar essa classificação depois de escolher um tipo de produto.
O Shopping UOL possui abas com os tipos de busca mais comuns em compras on-line: livros, CDs, eletrônicos etc. Ao listar os produtos buscados, as lojas aparecem sem classificação dedicada a elas.
Já existe uma seção preparada para o Natal, com produtos que foram populares durante o ano (shopping.uol.com.br/natal).
O Buscapé, que também tem seção com sugestões natalinas (www.buscape.com.br/natal), apresenta duas classificações para as lojas apontadas (a da e-bit e uma própria, ambas feitas pelos clientes), além de um selo "loja reconhecida", dado a quem cumprir critérios determinados pelo site.
O iG Shopping possui um cardápio menos variado de lojas (igshopping.ig.com.br) -mas as empresas que são buscadas em seu comparador de preços estão entre as maiores e mais conhecidas de vendas on-line. "Nós optamos apenas pelos varejistas tradicionais e estabelecidos", diz Marcelo Lobianco, diretor de publicidade do iG.
O site possui o menu inicial de refino menos completo dos testados -só depois de especificar qual o modelo do produto, dá para ordenar a listagem pelo menor valor. (GVB)


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