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reportagem de capa
Comparadores desencavam pechinchas
EM CONTA Sites pesquisam lojas on-line atrás do produto mais barato; desconfie de empresas com preços fora do padrão
DA REPORTAGEM LOCAL
Os sites comparadores de
preços são uma boa porta de
entrada para as lojas on-line.
Neles, dá para procurar em vários vendedores ao mesmo
tempo, o que permite ao consumidor encontrar o melhor preço de um produto específico ou
pesquisar modelos diferentes.
Esses sites possuem funcionalidades parecidas: normalmente, depois de entrar com
uma palavra referente a um
produto na barra de procura,
aparece uma lista com itens
que contemplam aquela busca.
Do lado direito da tela, o internauta tem opções de refino, como preço, marca e especificações técnicas.
Por isso, é melhor você colocar alguma coisa vaga (como
"televisão" ou "MP3 player")na
primeira procura e depois ir especificando.
Dessa forma, dá para descobrir ofertas e modelos que oferecem as características desejadas por preços atraentes.
Opções
O diferencial do shopping da
e-bit é a possibilidade de navegar com a ajuda do ranking da
própria consultoria como critério. Você pode consultar essa
classificação depois de escolher
um tipo de produto.
O Shopping UOL possui abas
com os tipos de busca mais comuns em compras on-line: livros, CDs, eletrônicos etc. Ao
listar os produtos buscados, as
lojas aparecem sem classificação dedicada a elas.
Já existe uma seção preparada para o Natal, com produtos
que foram populares durante o
ano (shopping.uol.com.br/natal).
O Buscapé, que também tem
seção com sugestões natalinas
(www.buscape.com.br/natal), apresenta duas classificações para as lojas apontadas
(a da e-bit e uma própria, ambas feitas pelos clientes), além
de um selo "loja reconhecida",
dado a quem cumprir critérios
determinados pelo site.
O iG Shopping possui um
cardápio menos variado de lojas (igshopping.ig.com.br)
-mas as empresas que são buscadas em seu comparador de
preços estão entre as maiores e
mais conhecidas de vendas on-line. "Nós optamos apenas pelos varejistas tradicionais e estabelecidos", diz Marcelo Lobianco, diretor de publicidade
do iG.
O site possui o menu inicial
de refino menos completo dos
testados -só depois de especificar qual o modelo do produto,
dá para ordenar a listagem pelo
menor valor.
(GVB)
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