São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antes de comprar, verifique se o seu computador está protegido

DA REPORTAGEM LOCAL

Os hábitos de navegação e a falta de programas de proteção atualizados são as portas de entradas para ameaças no micro.
E não é só quem realiza compras e operações financeiras na rede que deve ficar preocupado. "O internauta pode ter sua identidade roubada. Por exemplo: seu e-mail pode ser usado em golpes", diz Carlos Bernardo, especialista em segurança eletrônica da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
O primeiro passo para não ter problemas é cuidar da parte técnica. "O antivírus deve ser atualizado pelo menos três vezes por semana", afirma Gabriel Menegatti, diretor de tecnologia da F-secure (www. f-secure.com.br). Ele adverte que muitos programas não atualizam sozinhos, e que outros softwares também precisam de atualização.
O internauta deve fazer a checagem com o antivírus uma vez por semana, ao menos, e quando passar em lugares suspeitos.
Com o investimento em segurança de portais e instituições bancárias -os bancos investem R$ 1,2 bilhão nesse setor, informa a Febraban- a maior parte das fraudes tem um erro ativo do usuário, diz Bernardo. "O internauta é induzido a instalar softs maliciosos clicando em links que chegam por e-mails, MSN, sites."
"Quando houver dúvida sobre um link, pegue o telefone e ligue para quem mandou", sugere Menegatti. (GVB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Venda direta requer atenção redobrada
Próximo Texto: Só sucesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.