São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

O custo da banda larga

Antes de contratar um serviço de conexão rápida, usuário deve verificar que tipo de navegação ele quer fazer na internet

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você gosta de ler e-mails, jogar, baixar música, conversar em programas de bate-papo, conferir um vídeo no YouTube e ainda editar um texto ou algumas imagens, tudo ao mesmo tempo agora, deve usar uma conexão de banda larga para navegar na internet.
O acesso de alta velocidade já é usado por cerca de 37 milhões de internautas no Brasil, segundo a Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet).
As tecnologias mais usadas por aqui são a ADSL, que exige do usuário uma linha telefônica e um provedor de acesso, e a cabo, disponível em locais onde há TV por assinatura.
Operadoras começam a testar a tecnologia 3G, que permite ao usuário acessar a internet pelo celular com velocidade similar a de um computador.

Como escolher
O nível de eficiência das tecnologias varia de acordo com proximidade dos pontos de transmissão, qualidade dos equipamentos utilizados e número de usuários na rede.
Por isso, na hora de escolher o tipo de conexão, o consumidor deve prestar atenção no uso que ele quer fazer da internet -se é apenas para trocar mensagens e ler notícias ou se é para ver conteúdo multimídia em serviços como o Second Life ou o Joost.
Para quem apenas troca e-mails, lê notícias e faz o down -load de um arquivo de vez em quando, conexões 256 Kbps ou 500 Kbps são suficientes.
Para o internauta que gosta de baixar músicas e filmes ou de jogar on-line, conexões de 1 Mbps a 8 Mbps são as mais indicadas -um vídeo do YouTube, por exemplo, dificilmente engasga com essas conexões.
"[A conexão] que os clientes mais gostam é a de 2 Mpbs, que permite uso avançado, principalmente para entretenimento", afirma Márcio Fabbris, diretor do subsegmento Premium do Speedy, da Telefônica, que tem cerca de 2 milhões de assinantes.
"Esse tipo de conexão permite baixar filme, ver TV em streaming [você assiste na internet, não precisa armazenarr o arquivo para seu computador]", afirma Fabbris.
"Para ter uma experiência multimídia mais completa, uma opção é o pacote de 8 Mbps", diz Eduardo Guedes, gerente de produtos de banda larga e voz da Net Serviços, responsável pelo Vírtua -que tem 1,3 milhão de assinantes.


Texto Anterior: Games
Próximo Texto: Alta velocidade é bem mais cara no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.