São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perigos do Twitter

Serviço cresce, mas sofre para manter usuários e enfrenta problemas como vírus e roubo de identidades

DA REPORTAGEM LOCAL

O que parecia limitado e meio desnecessário virou febre. O Twitter (www.twitter.com), espécie de rede social que pergunta apenas "o que você está fazendo?" e dá 140 caracteres de espaço para resposta, conseguiu usuários ao redor do mundo.
A ferramenta de microblog cresceu 1.382% entre fevereiro de 2008 e fevereiro de 2009, segundo a Nielsen Online, passando de 475 mil para 7 milhões de visitantes únicos.
Celebridades como a apresentadora Oprah Winfrey e o ator Ashton Kutcher ajudam a impulsionar o site -no Brasil, o técnico do Corinthians, Mano Menezes, e o escritor Paulo Coelho somam seguidores.
A ferramenta está em sites, jornais, revistas e em caixas de e-mails de quem usa internet.
Mas nem todos os usuários voltam ao site, segundo a Nielsen. Mais de 60% param de usar o serviço após um mês, o que pode complicar os planos de Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey de conquistar mais espaço com a ferramenta, criada em 2006 -recentemente, eles figuraram na lista da revista "Time" de pessoas mais influentes do mundo.
A rápida expansão também provocou o interesse de aproveitadores. O Twitter, cujo nome foi inspirado na palavra em inglês que designa a "conversa" entre passarinhos, é espaço para disseminação de vírus e mensagens indesejadas; e, como no Orkut, há perfis falsos.
No Brasil, em março, 677 mil visitantes acessaram o microblog de suas casas, segundo o Ibope/Nielsen Online.
"Nos últimos três meses, o Twitter teve um crescimento consistente. Mas ele ainda está limitado a um nicho de pessoas que trabalham com tecnologia, comunicação ou são blogueiras", afirma José Calazans, analista de mídia do Ibope.
Ele afirma que a penetração do Twitter é de apenas 2,7% entre os 25,5 milhões de usuários domésticos de internet do Brasil.
Nesta edição, confira sites que ajudam a "twittar" e veja como se proteger dos perigos.


Texto Anterior: Eventos on-line
Próximo Texto: Reportagem de Capa: Twitter cresce, mas não retém usuários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.