São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2008

Próximo Texto | Índice

Pequim banda larga

China é o país com mais internautas do planeta; Olimpíada será a primeira depois da criação do portal YouTube

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

A tocha olímpica chinesa transmite a idéia de uma Olimpíada verde, high-tech e do povo. A descrição de um dos ícones dos Jogos, no site oficial do evento (torchrelay.beijing2008.cn/en), mostra o impacto que a tecnologia de ponta vai ter no evento.
A competição de 2008 ocorre no país com mais internautas do planeta, e Pequim está inundada por banda larga -só a empresa de telecomunicações Chinacomm terá uma rede Wi-Fi gratuita de 100 km2, lançada em junho.
Os 40 milhões de internautas brasileiros contarão com novidades inexistentes em 2004, ano da Olimpíada de Atenas, quando eram cerca de 21 milhões. Hoje, são 18,5 milhões somente os usuários que têm banda larga residencial. Em 2004, por exemplo, não existia YouTube. Também não havia, no Brasil, transmissão de alta definição.
Mas nem tudo que acontecer na China vai chegar facilmente por aqui. O controle do governo chinês sobre a internet -censura- já é notado por repórteres e turistas do mundo inteiro. São sites bloqueados, buscas impedidas, informações apagadas da rede em minutos. É a versão eletrônica da Grande Muralha da China. Veja, nesta edição, como entrar desde já no espírito olímpico aproveitando o que a tecnologia oferece.


Próximo Texto: Maquiagens homenageiam competição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.