São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diminua a velocidade e mude a cena

DA EDITORIA DE FOTO

No automático, a câmera digital determina o tempo de exposição do CCD à luz para obter imagens em que pelo menos o objeto focado tenha iluminação suficiente.
Se você deseja mudar as condições, precisa "enganar" a máquina, fazendo com que ela calcule sua velocidade (tempo de exposição do CCD à luz) com base em parâmetros diferentes.
Se você medir a luz, por exemplo, em algo branco, a câmera vai "pensar" que há mais luz na cena e fará sua regulagem de acordo com isso. Na mesma cena, se você focar em algo preto, a câmera vai se regular para uma velocidade mais baixa.
Esse recurso pode ser exemplificado da seguinte maneira: quando você estiver em um lugar em que a luz ambiente for baixa -mas o primeiro plano estiver suficientemente iluminado-, se você medir apenas o primeiro plano, o fundo estará escuro. Isso acontece automaticamente.
Para mudar esse processo e obter uma foto fora do automático, basta "avisar" que você quer mais luz. Aperte o botão de disparo até a metade, mantendo nesse processo a câmera apontada para algo escuro; sem soltar o botão de disparo, passe o foco para o objeto que você efetivamente deseja fotografar e só então complete o disparo.
Isso fará com que haja uma média entre o claro e o escuro. Aquilo que muitas vezes é desprezado pela regulagem automática da câmera estará presente no resultado final de sua fotografia.
Aquela luz que existe no ambiente -visível através do olho nu- ganhará nuances de cores diferentes, perceptíveis apenas pelo CCD -placa que equivale ao filme usado nas câmeras comuns. (FF)


Texto Anterior: Guia de foto digital orienta a compra
Próximo Texto: Utilize o flash para reduzir as sombras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.