São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2009

Próximo Texto | Índice

De mouse no mundo

Mapas on-line ganham recursos sofisticados, como recriação de prédios em três dimensões; serviços mostram fotos e notícias localizadas geograficamente

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os mapas fazem parte da história da humanidade. Se há milênios eram registros rudimentares em cavernas, agora eles estão nos computadores e servem-se de tecnologias modernas como localização por satélite e texturização de elementos tridimensionais para representar os caminhos do mundo.
Na internet, a cartografia revigorou-se: existem desde recursos que servem como guias de ruas -indicando rotas e pontos de interesse-, como o maplink.uol.com.br e o apontador.com.br, a aqueles que são bons para entretenimento, como o programa Google Earth associado aos vídeos do YouTube.
Conhecer o mundo pela tela do computador pode ser um bom passatempo, ou pesquisa séria. O suporte digital permite, por exemplo, que milhares de mapas históricos -como representações do território brasileiro no século 18- sejam acessíveis rapidamente.
E quem já sabe como chegar pode ter uma visão mais detalhada de seu destino. Há mapas que mostram as fotos colocadas pelos usuários -ou seja, além da tradicional visão aérea e bidimensional de uma região, é possível ver fotografias dos lugares.
A rede já conta com milhões de fotos georreferenciadas. As imagens contêm os dados de localização em seu arquivo, o que permite a indicação, no mapa, da região onde foram capturadas.
Outros sites úteis para conhecer o mundo são os projetados para (e até por) turistas. Alguns misturam vídeos, fotos e informações colocadas pelos viajantes para melhor contextualizar um destino.
Veja, nesta edição, como usar os mapas e os caminhos da internet para alcançar o mundo na ponta do mouse.

NOTÍCIAS PELO MUNDO
O experimental Yahoo! NewsGlobe tenta localizar as principais notícias do portal no lugar em que elas acontecem, em um globo 3D; confira em next.yahoo.net/download/newsglobe


Próximo Texto: Wikipédia do turismo traz dados sobre mais de 20 mil destinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.