São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Softs ajudam a tocar grandes projetos

TUDO EM SEU LUGAR Programas usam contexto e etiquetas para ir além da visualização de tarefas por categorias ou pastas

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem trabalha com projetos grandes, que envolvem várias etapas e pessoas, ou toca tarefas que servem para vários projetos ao mesmo tempo precisa de mais do que uma simples lista de tarefas para organizar seu dia-a-dia.
A internet tem vários programas on-line que permitem cuidar de grandes projetos divididos em dezenas de tarefas menores.
Vários softwares têm uma novidade que ajuda bastante os usuários que lidam com várias coisas ao mesmo tempo: as tags, ou etiquetas.
Em vez de ter de catalogar tarefas ou anotações em uma única categoria ou pasta, cada item pode ter várias tags -algo útil, por exemplo, para uma anotação que serve para vários projetos.
Outros programas têm a opção de dividir os itens em projetos e em contextos. Cada projeto está dentro de um ou de mais contextos, que são categorias mais gerais, como "Projetos do cliente X" ou "Reuniões com parceiro Y".
Tudo isso ajuda na hora de visualizar as tarefas e as anotações, oferecendo opções como a de só visualizar as tarefas de um determinado projeto que têm que ser completadas hoje.
Também é possível visualizar os itens por etiquetas, por contexto, por prazo ou por responsáveis.

Em equipe
Os softwares on-line de gerenciamento de projetos geralmente têm também opções de compartilhamento, para permitir que várias pessoas trabalhem juntas.
Alguns programas on-line permitem até guardar imagens e documentos relevantes ao projeto na internet, pagando uma taxa, caso do Backpack (www.backpackit.com; leia texto abaixo).
No Backpack, há também uma espécie de quadro branco virtual, que várias pessoas podem acessar ao mesmo tempo, muito útil para fazer associação de idéias.
Os programas de gerenciamento de arquivos também costumam permitir que as páginas dos projetos sejam publicadas na internet.
O programa gera um endereço de internet que o usuário pode divulgar a outras pessoas.
Nesse caso, porém, elas não podem editar os itens, apenas visualizar o andamento do trabalho.

Arquivo virtual
Uma outra opção para guardar arquivos é usar o e-mail, seja com um programa como o Outlook ou com um webmail.
Mandando os documentos a si mesmo, basta catalogá-los de acordo com os projetos para depois achá-los facilmente. O mesmo pode ser feito com documentos recebidos de outras pessoas (leia texto abaixo). (PL)


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Backpack guarda arquivos na web e manda lembretes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.