São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

E-mail pode manter ordem no trabalho

DA REPORTAGEM LOCAL

O velho e bom e-mail também pode ser usado para gerenciar projetos, mas com menos recursos do que os presentes nos softwares específicos.
Nos programas de baixar e-mail instalados no computador, como o Outlook, o Outlook Express ou o Windows Mail, este último uma novidade do Windows Vista, é possível criar várias pastas em que os e-mails podem ser separados.
Criando uma pasta para cada projeto, anotações, lembretes, informações, links e arquivos podem ser enviados pelo usuário a si mesmo e depois colocados na pasta correspondente. Assim, fica fácil achar, depois, todos os documentos relacionados a um projeto.
O mesmo pode ser feito com e-mails enviados por outras pessoas e que tenham relação com um determinado projeto.
Outra possibilidade é criar regras para as mensagens. Por exemplo, todos os e-mails com a palavra "cliente" no assunto vão para a pasta Cliente.
Nos webmails como o Gmail, do Google, é possível associar tags (etiquetas) a cada e-mail, manualmente ou com regras.
A vantagem das etiquetas é que mais de uma delas pode ser associada a cada mensagem. Além disso, o Gmail conta com um mecanismo de busca que torna mais fácil achar mensagens arquivadas. O Gmail conta com quase 3 Gbytes de espaço.
O Yahoo! Mail, com 1 Gbyte de espaço, usa pastas em vez de tags. (PL)


Texto Anterior: Ferramenta é voltada à organização do tempo
Próximo Texto: Reportagem de capa: Organize sua vida com serviços on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.