São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

Baús da internet abrigam velharias

De LPs a jingles, rede guarda surpresas

JAMES CIMINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para quem gosta (e tem paciência) de freqüentar brechós, mercados de pulgas, museus e sebos, a internet pode trazer surpresas, como dizem nossos avós, "do fundo do baú".
É possível achar na internet blogs especializados em downloads de LPs raros ou em museus virtuais (leia abaixo).
O site Mofolândia - Desenhos e Seres Antigos (www.mofolandia.com.br) tem desde coleções de fotos até o ranking das cem músicas mais tocadas nas rádios brasileiras, ano a ano, desde 1958.
O criador da página é Antonio Carlos Cabrera, que também escreveu o livro "Mofolândia - Volume 1".
Na obra, ele revela trivialidades divertidas, como o fato de o cantor Roberto Carlos ter sido calouro do programa do Chacrinha ou de que um dia já existiu a Fanta Guaraná.

Gravação
No campo da música, muitos blogs oferecem a possibilidade de não apenas encontrar LPs do tempo em que o iPod nem sonhava em existir mas também de poder baixá-los.
Esse é o caso do site www.mercadodepulgas.blogspot.com (com muitos títulos da MPB, mas não só).
No www.saravaclub.blogspot.com, o internauta encontra muita MPB e também pérolas da black music.
Muitos desses blogs hospedam seus arquivos em sites como o Rapid Share (www.rapidshare.de), que oferece hospedagem gratuita temporária e, portanto, estão com seus links desatualizados.
Assim é Vinil Velho (www.vinilvelho.blogspot.com), que deixa o visitante com água na boca por um LP do Secos & Molhados, de 1974, gravado no Maracanãzinho, mas cujo link para download já não funciona.


Texto Anterior: Figurinhas com poderes são novidade do Uefa 2006-2007
Próximo Texto: Museus virtuais exibem jingles, drogas e sexo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.