São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007

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consumo/ tendência

Produtos reúnem TV e informática

Computadores que sintonizam e gravam a programação televisiva evidenciam a mistura de recursos

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Suponha que você queira investir em um equipamento melhor de vídeo. Será que vale mais a pena voltar seus recursos para a aquisição de uma supertelevisão ou de uma superplaca gráfica para o seu computador? Hoje em dia é possível adquirir aparelhos que sirvam tanto para reproduzir os vídeos da internet quanto a programação da TV. Desktops capazes de sintonizar a televisão estão entre esses modelos híbridos.
A Semp Toshiba acaba de lançar o PC TV, que vem com placa sintonizadora de rádios FM e de canais de televisão e grava a programação.
Entre as configurações oferecidas pela fabricante, é possível adquirir um modelo dotado de chip Pentium 2, até 2 Gbytes de RAM, disco rígido de 100 Gbytes e sistemas operacionais Microsoft Windows XP Starter Edition ou Insigne Linux.
Outra opção vem da Positivo: um computador que sintoniza e grava a programação no disco rígido de 80 Gbytes. Ele vem com Pentium 4, Windows Vista Home Basic, 512 Mbytes de RAM DDR, gravador de DVD e leitor de cartões de memória.
Monitores de plasma e LCD também entram na lista dos aparelhos que atendem tanto aos requisitos de informática quanto aos televisivos: vários deles oferecem entrada para sinal televisivo.
Na contramão, também é possível adquirir televisores também de plasma ou LCD que possuam entrada para PC.

Migração
De acordo com um estudo da empresa de pesquisas Harris Interactive, as pessoas estão assistindo mais ao YouTube -site de compartilhamento de vídeos- e menos à TV. Realizado nos EUA, o levantamento constatou que 66% dos internautas que visitam o YouTube com freqüência deixam de fazer outras atividades para passar mais tempo zapeando pelos clipes. Dessa parcela, 32% prefere gastar nesta tarefa o tempo que passaria em frente à TV.
Outros 36% deixam de navegar por outros sites, 20% colocam as redes sociais de lado, 19% mantêm os videogames desligados, 12% trocam filmes em DVD pelo YouTube e 12% deixam de passar tempo com a família em prol do site. A pesquisa revelou ainda que 42% dos 2.309 internautas norte-americanos entrevistados já usaram o YouTube.

Gates
A ameaça que a internet começa a representar para a TV também foi tema de uma palestra dada por Bill Gates no sábado retrasado, durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.
Segundo o presidente do conselho da Microsoft, os vídeos on-line irão revolucionar a televisão. "É preciso esperar até que a TV informe sobre o que você realmente quer saber e você ainda corre o risco de perder o que queria assistir", disse Gates. Na opinião dele, em breve, internet e televisão serão experimentadas conjuntamente.


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