São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Photoshop terá versão gratuita para ser usada pela internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Em seis meses, segundo a Adobe, o Photoshop ganhará uma versão on-line e gratuita. Isso quer dizer que um dos ícones mais famosos da informática poderá funcionar em qualquer máquina sem instalação prévia, como se fosse um site.
A meta da empresa é difundir sua marca e evitar que o Google roube espaço de seu mercado. O alerta foi o lançamento do Google Docs Spreadsheets, site capaz de editar textos e planilhas, que tenta fazer frente ao MS Office. Uma das preocupações da Adobe seria o Picasa, programa gratuito para a edição de imagens, que o Google poderia transformar em site.
Segundo o principal executivo da Adobe, Bruce Chizen, transformar programas em portais de serviços é uma novidade e também uma obrigação. "Estamos atentos a essas novidades porque vemos empresas como o Google se dando bem em diferentes segmentos. Nós queremos ter certeza de chegar, antes que eles, nas áreas das nossas franquias."
Como primeiro passo dessa jornada, a empresa lançou uma versão reduzida do soft de edição de vídeos Premiere, que funciona como acessório da rede social Photobucket.com. Batizada de Adobe Remix, a ferramenta é capaz de recortar segmentos de um filme, aplicar efeitos e adicionar trilhas sonoras. O Photoshop on-line seguirá o Remix: terá só funções básicas e deverá funcionar em conjunto com um portal.
O Photobucket é candidato a receber o serviço, pois seu conteúdo pode ser publicado em sites populares como o MySpace e o Blogger.
(JULIANO BARRETO)

RABO ENTRE AS PERNAS
A participação no mercado do navegador da raposa diminuiu em janeiro. O Firefox registrou 13,7% de participação, contra 14% obtidos em dezembro. A fatia do Internet Explorer se manteve, oscilando apenas de 79,6% para 79,7%; o Safari subiu de 4,2% para 4,7%.

GAME OVER
Um chinês de 26 anos e 150 kg morreu depois de uma maratona de jogos na frente do computador. Ele passou um feriado de uma semana praticamente apenas disputando jogos on-line.

DE NOVO
A fabricante chinesa Lenovo e a IBM anunciaram um recall de 526 mil baterias do notebook ThinkPad. O dispositivo pode esquentar e causar incêndios.

GOGÓ
A Linden Lab, empresa que administra o Second Life, revelou que pretende lançar nos próximos meses um recurso de voz para os personagens do universo. A promessa é ambiciosa. As conversas teriam características 3D: o volume e a direção de onde vem a voz seriam determinados pela posição dos personagens na tela.

BUSCA SOFT
O www.deligio.com é um buscador, em fase de testes, focado em programas para computadores. Ele também é uma comunidade para que os membros possam dividir suas descobertas com mais participantes..

PROFESSOR VIRTUAL
O www.instructables.com reúne tutoriais sobre os mais variados assuntos. O conteúdo é enviado pelos próprios usuários do portal.

PARA TODOS
Em Brasília, o presidente Lula foi fotografado com o Classmate PC, protótipo de micro portátil da Intel destinado a estudantes. De acordo com nota divulgada pela fabricante, o governo federal apoiará seu projeto. Cerca de 800 laptops serão entregues em abril para experiências em duas escolas públicas. O laptop de baixo custo 2B1, desenvolvido no MIT por Nicholas Negroponte, também conta com o apoio do governo, que já colocou unidades em testes no país. O Classmate usa processador da Intel e o 2B1 utiliza chip da AMD.

FORA DO AR
Um Estado australiano baniu o YouTube de 1.600 escolas depois que um vídeo com uma menina de 17 anos sendo agredida foi colocado no site. O portal de vídeos entrou em uma lista de páginas bloqueadas pelas escolas, para que a proteção dos estudantes do "bullying" (humilhação em ambiente escolar) se estenda à internet.

PIONEIRO DA INTERNET INVESTE EM REDES SOCIAIS
Marc Andreessen, 35, é o homem por trás do navegador Net-scape, um dos grandes responsáveis pela popularização da interne na década passada.
Agora, ele quer revolucionar as redes sociais com os serviços do Ning (www.ning.com).
O site dá poder aos usuários ao permitir que os internautas criem redes sociais mais específicas, no lugar dos sites onde sempre cabe mais um interesse, como o Orkut ou o MySpace.
Andreessen é famoso por apostar em sites que estão começando. Ele investe no Digg e no www.plazes.com, que visa ligar os internautas pelos lugares físicos que ocupam.(GVB)

MÚSICA PARA OS OLHOS JAMENDO GANHA BUSCA VISUAL E OPÇÕES PARA ENCONTRAR MÚSICA LIVRE
O site www.jamendo.com, que possui cerca de 30 mil músicas gratuitas e livres, lançou um recurso que permite a descoberta de novas canções por meio de uma interface visual. Os membros do site podem enviar suas criações e conhecer artistas amparados pelo gosto da comunidade. Quem gostar de um artista é incentivado a pagar voluntariamente pelo seu trabalho. O Jamendo também possui um serviço que reparte as receitas publicitárias com quem tem álbuns disponíveis para a comunidade.


Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.