São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Recursos para pouca luz deixam a desejar

SEM AJUSTE Melhores fotos foram feitas no automático; modos específicos para a noite não apresentaram bons resultados

Paula Leite/Folha Imagem
Foto feita com a Sony Cyber-shot T50 no modo automático e com flash; modos noturnos não fizeram diferença nos testes


DA REPORTAGEM LOCAL

Por mais que o melhor seja tirar fotos com luz natural, muitos momentos que queremos registrar acontecem à noite ou dentro de casa.
Em situações com pouca luz, se deixadas no modo automático, as câmeras digitais ativam o flash -que ilumina a cena, mas também pode afetar as cores e criar sombras na foto.
As máquinas fotográficas trazem, geralmente, modos para capturar imagens à noite, mas, em nossos testes, eles não fizeram muita diferença.
Os modos para fotos à noite deixam a imagem mais clara, mas também aumentam a chance de a imagem ficar tremida. Sem um tripé, que é geralmente o caso do fotógrafo amador, é muito difícil obter boas imagens sem flash.
Em algumas câmeras, também é possível ajustar o ISO -um valor mais alto significa captura mais sensível à luz. O problema é que, quanto maior o ISO, mais granulada a foto.
A melhor foto desse teste (ao lado) foi feita com a câmera Sony Cyber-shot T50, no modo automático. Mesmo usando o flash, os detalhes da imagem ficaram nítidos e é possível ver as nuances das cores.
Em outras fotos feitas no modo automático com flash, porém, pode-se ver o reflexo dele em outros objetos.
Testamos a Sony também nos modos de Alta sensibilidade (a câmera ajusta o ISO para um valor mais alto), que produziu imagem sem tremor, mas granulada e um pouco escura.
Já as fotos feitas no modo Crepúsculo, sem flash, ficaram todas tremidas.
No teste da Fujifilm Finepix V10, a melhor foto também foi feita no modo automático com flash e ficou próxima, em qualidade, da feita com a Sony.
As fotos feitas no modo Noturno com a Fujifilm ficaram tremidas, mesmo com flash. Aumentando o ISO para 1.600 (valor máximo), as fotos ficaram tão granuladas que praticamente não se vêem detalhes.
Nos testes da HP Photosmart R967, a melhor foto, mais uma vez, foi feita no modo automático com flash. Todas as fotos feitas com flash com a HP, porém, ficaram com sombras fortes.
Já as imagens feitas sem flash nos modos automático, Retrato noturno e Paisagem noturna ficaram tremidas. (PL)


Texto Anterior: Câmera
Próximo Texto: Câmeras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.