São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faça um duo de guitarras virtuais

Modalidade colaborativa estréia no jogo Guitar Hero II, que já tem até um genérico gratuito para PC

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Está prometida para o mês que vem a seqüência de Guitar Hero para o XBox 360, levando à plataforma o game que, desde 2005, transforma qualquer jogador em guitarrista capaz de tocar clássicos do rock. O segredo do sucesso do jogo, que ganhou até um clone para PC (Frets on Fire), é o controle em forma de guitarra.
Guitar Hero II, que já está disponível no PlayStation 2, introduz uma nova modalidade multijogador cooperativa: um jogador atua na guitarra principal enquanto o outro cuida da base ou do baixo -dependendo da música. Quando um erra, ambos são prejudicados.
O controle do jogo é uma réplica do instrumento, com cinco botões de cores diferentes no braço. Você deve tocar as notas que surgem na tela. Em canções mais fáceis, são usados apenas três botões.
Um dos pontos fortes de Guitar Hero II, assim como de seu antecessor, é o acervo, que traz bandas como Nirvana, Black Sabbath, Guns N" Roses e Aerosmith. No Brasil, o lançamento do jogo para Xbox 360 ainda não tem data definida.

Genérico
Clone ou genérico, não faz diferença: o que importa é que, graças a Frets on Fire, os usuários do PC não precisam mais ficar com inveja de Guitar Hero. Tudo bem que é necessário ter imaginação -e um teclado com cabo longo- para levar o teclado até o peito, como se esse fosse o instrumento, com as teclas de F1 a F4 fazendo o papel dos botões.
O jogo para PC, além de ter apenas 30 Mbytes, é gratuito (louhi.kempele.fi/~skyostil/uv/fretsonfire/).
No editor de músicas, os jogadores podem editar suas próprias canções para transformá-las em game.
O jogo é compatível com Linux e já conta com várias comunidades com músicas para baixar pela internet, como em frets.freenerd.org/?songs.


Texto Anterior: Especialistas
Próximo Texto: On-line: Myst tenta voltar das cinzas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.