São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

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José Antonio Ramalho @ - canalaberto@uol.com.br

Aprenda a proteger documentos do Word

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com a ajuda de uma senha você pode diminuir as chances de pessoas acessarem o conteúdo de um documento do Word sem sua autorização. A proteção para o arquivo evita a sua abertura ou impede que ele seja alterado. Nesse caso, a pessoa pode abrir o arquivo e ler o seu conteúdo, mas não poderá modificá-lo ou gravar alterações.
Embora a senha seja um mecanismo simples de proteção, ela certamente vai desmotivar a maioria dos bisbilhoteiros.
Quando você criar um documento que exija autenticação para ser aberto, escreva a senha e mantenha-a em local seguro. Se você perder a senha, não poderá mais abrir ou acessar o arquivo protegido por ela.
As senhas diferenciam maiúsculas de minúsculas. Logo, se você deseja mesclar maiúsculas e minúsculas quando atribuir uma senha, deverá digitar as letras da mesma forma quando inserir os dados.
Uma palavra-chave pode conter qualquer combinação de letras, números, espaços e símbolos e pode ter comprimento de até 15 caracteres.
Se você seleciona opções avançadas de criptografia, pode criar combinações ainda maiores. Para criar uma senha, faça o seguinte: abra o arquivo que será protegido. No menu Ferramentas, clique em Opções e, depois, em Segurança.
Você pode criar dois tipos de senha. Uma permite apenas a leitura do documento, ou seja, você abre o arquivo do Word, mas não consegue editá-lo.
O outro tipo de senha permite a alteração do documento. Para criar uma senha que permita visualização, leitura e alteração do documento, no campo Senha de proteção, digite uma senha e clique em OK.
Na caixa Redigitar a senha de proteção, digite a senha novamente e clique em OK.
Se você quiser criar uma senha com mais de 15 caracteres, clique na caixa Avançadas.
Na caixa de diálogo Tipo de criptografia, você pode selecionar um tipo de codificação para proteger ainda mais o documento, além de criar senhas com mais de 15 caracteres.
Para criar uma palavra-chave que permita a edição do texto e a possibilidade de gravar as alterações, selecione o campo Senha de gravação, digite uma senha e clique em OK. Na caixa Redigitar a senha de gravação, digite a senha novamente e clique em OK.
Atenção: a senha de proteção impede a abertura do documento. Já a senha de gravação só restringe as alterações. Se você colocar apenas esta senha, qualquer pessoa poderá abrir o documento no modo de leitura.
Para abrir um documento protegido por senha, será exigida confirmação. Uma vez aberto o texto, o usuário poderá fazer alterações. Mas, ao regravar o documento, uma mensagem dirá que isso não é possível.
Para remover uma senha de proteção ou gravação, você deve ativar a caixa de diálogo Opções, clicar na guia Segurança e deixar em branco o campo no qual havia digitado a senha.


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