São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

primeiras impressões

GPS tem TV digital e toca arquivos MP3

MULTIFUNCIONAL >> Ao incorporar funções multimídia, o TS 7100 se diferencia da concorrência, mas tropeça em detalhes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O TS 7100, da Tele System, é um GPS que inclui TV digital, permite a visualização de fotos e executa arquivos de áudio e vídeo. Sua tela de LCD de sete polegadas, sensível ao toque, é chamativa por ser uma das maiores do mercado.
Se tivesse acesso à internet 3G, ele seria considerado um tablet, categoria de minicomputadores que está na moda, de especificações modestas. Isso porque ele tem um processador Dual-Core de 500 MHz, tem memória SDRAM de 128 Mbytes e conta com o Windows CE 5.0, versão de 2004 do minimalista sistema operacional da Microsoft.
A ideia de transformar o GPS em um dispositivo multimídia é boa e o diferencia num mercado cheio de produtos similares. Porém ela escorrega em vários detalhes.
O aparelho recebe o sinal digital no padrão 1 Seg, que foi desenvolvido para aparelhos portáteis e que tem baixa resolução. Com a tela de sete polegadas, as limitações do formato ficam evidentes.
Em relação aos vídeos, o aparelho executa apenas arquivos WMV. O formato é popular, mas num mercado com muitos padrões e codecs diferentes, o equipamento tem boas chances de não executar arquivos. A reportagem teve dificuldades em assistir vídeos em WMV -apenas o áudio funcionou.
O TS 7100 também se assemelha aos tablets e smartphones no quesito duração de bateria -fator decepcionante para todos esses aparelhos. Sem estar conectado a uma fonte de energia, o TS 7100 funciona por apenas uma hora. Ele pode ser recarregado via cabo USB, adaptador AC/DC e adaptador DC/DC -aquele usado no acendedor de cigarro.
Obviamente, por experimentar com recursos extras, algo ainda em estágio inicial no mercado brasileiro, o TS 7100 carece de melhoras. Isso, porém, não se reflete no preço sugerido do produto de R$ 1,999. Por essa quantia, o consumidor espera por funções já testadas e consolidadas.
(BRUNO ROMANI)


Texto Anterior: Navegadores: Mozila Firefox chega a 30% do mercado
Próximo Texto: Nova versão do Norton Internet Security é leve e protege bem o PC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.